Empresa

e-Delivery coloca a Moura como mais uma parceira da fábrica da VWCO

Além do fornecimento de sistema de bateria, empresa responderá pela montagem, eletrificação do veículo e gerenciamento do ciclo da bateria

Prestes a ser produzido em série, o e-Delivery determinou a integração da Moura no modelo de produção da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), o Consórcio Modular. A fabricante de bateria, até então já parceira no e-Consórcio – grupo de empresas que desenvolvem o modelo de negócio para o transporte de carga eletrificado –, também passa a fazer parte no processo de montagem do veículo.

Na parceria, a Moura segue com o papel já estava definido de gerenciar todo o ciclo da bateria, agora também assume o fornecimento do sistema de bateria, a instalação no quadro do caminhão e o comissionamento, momento no qual o veículo é energizado pela primeira vez. “Teremos participação de maneira transversal, do começo ao fim da vida útil da bateria”, resume Cristiane Assis, gerente de negócios do Grupo Moura.

O processo começa com envio dos packs de bateria de lítio da CATL, outra parceira no e-Consórcio, para unidade da Moura, em Bom Jardim (PE). Em área específica, a fabricante monta o sistema com mais 30 componentes, dentre cabos, travessas, berço e a integração do BMS, a inteligência eletrônica da bateira, para então fornecer o sistema à linha de montagem de Resende.

Na fábrica da VWCO quase tudo pronto para o início da produção. As primeiras unidades ainda sairão de uma planta piloto antes de migrar para a linha definitiva, onde o elétrico compartilhará parte do processo de montagem com o modelo com motor a diesel.

“Tínhamos um desafio grande para aproveitar as sinergias entre o caminhão elétrico e o convencional. Ambos compartilham, por exemplo, cabine e eixos”, conta Adilson Dezoto, vice-presidente de produção e logística da VWCO. “Produzir os dois sob o mesmo teto é inédito e exigiu uma área de eletrificação de alta tensão com muito conhecimento técnico. Por isso a importância de um parceiro nacional para olhar o todo.”

Quando no mercado, o e-Delivery será suportado por um novo modelo de negócio, que cobre da compra ao pós-venda passando pela estrutura necessária para a operação. “A ideia não é vender apenas o caminhão, mas a solução completa para viabilizar o caminhão elétrico no Brasil”, observa Walter Pellizari, gerente executivo de estratégia corporativa e excelência da VWCO.

Com chegada da Moura, o Consócio Modular em Resende passa a ter oito parceiros, incluindo a VWCO. A Meritor responde pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos, enquanto a Suspensys pelas suspensões pneumáticas. A Powertrain, joint-venture entre Cummins e MWM International, fornece motores, a Aethra arma a cabine, a Carese cuida da pintura e, por fim, a Kroschu instala o acabamento interno.

LEIA MAIS

→VWCO mobiliza capacitação na rede para o e-Delivery

→VWCO começa treinamento para produção do e-Delivery

→VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev


Foto: VWCO/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás