Mercado

Estoque reduzido de 0 km amplia negócios com seminovos

Vendas nesse segmento cresceram 20,4% em maio sobre abril e 55,8% no ano

Abaixa oferta de modelos 0 km por causa da falta de componentes, principalmente semicondutores, que está provocando gargalos nas linhas de produção das montadoras, está movimentando o mercado de veículos usados, em especial o de seminovos, aqueles com até 3 anos de uso.

De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores, o mercado de usado apresentou alta de de 18,5% em maio sobre abril, com vendas de, respectivamente, 1.325.336 e 1.118.285 de unidades.

No caso dos seminovos, o crescimento chegou a 20,3%, com 224.940 veículos comercializados no mês passado ante os 186.957 de abril. Nesse mesmo comparativo, os demais segmentos registraram índices um pouco menor de alta. A expansão foi 16,9% entre os modelos chamados jovens, com 4 a 8 anos de uso, de 18,2% nos com faixa de idade entre 8 e 12 anos e de 19,5% no segmento dos velhinhos, ou seja, aqueles com mais de 13 anos.

Na avaliação do presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o resultado positivo aponta um bom momento do setor, “que deve continuar nas próximas semanas caso não aconteça nenhum retrocesso em função do agravamento da pandemia”.

LEIA MAIS

Rio de Janeiro ganha loja de seminovos da Porsche

Aumenta fila de espera para compra de carros pelas locadoras

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o mercado de veículos usados registra elevação de 59,2%, com pouco mais de 6 milhões de transações no período, ante as 3,78 milhões de janeiro a maio de 2020. Vale lembrar que o setor foi fortemente impactado nos meses de março a maio do ano passado, por causa do fechamento das lojas em função das medidas de isolamento social impostas pela chegada da pandemia da Covid-19 no País.

O curioso no balanço do acumulado de 2021 é a forte expansão do mercado dos chamados velhinhos. A alta chegou a 80,6%, a maior dentre todos os segmentos, com o fechamento de 1,32 milhão de negócios este ano.

Na faixa dos seminovos, que vem crescendo a partir da queda dos estoques de modelos 0 km nas concessionárias, houve expansão de 55,8%, com 973.803 transações de janeiro a maio deste ano. Os três modelos mais procurados em maio foram o VW Gol, Fiat Uno e Fiat Palio, com 74.325, 43.542 e 42.407 unidades, respectivamente.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec

Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…

% dias atrás

BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…

% dias atrás

CNH triplicará centro de distribuição no Centro-Oeste

Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas

% dias atrás

Setor de transporte impulsiona o consumo de alumínio

Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional

% dias atrás

Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo

Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…

% dias atrás

Acea: venda de automóveis na Europa fecha o 1º trimestre estável

Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%

% dias atrás