Matéria-prima acumula 79% de aumento desde janeiro de 2020, diz Fiesp
Mesmo registrando uma forte recuperação frente aos resultados obtidos no ano passado, os fabricantes de implementos rodoviários estão temerosos com o encaminhamento dos negócios no curto prazo. O motivo: aumento desenfreados dos preços dos insumos, em particular do aço, que representa cerca de 70% das matériais-primas utilizadas em quase todos os produtos do setor.
Pesquisa realizada pela Fiesp, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, indica que, de janeiro de 2020 a março de 2021, o preço do aço subiu, em média, de 79% e até 126,8% no caso dos laminados planos de aço inoxidável. “No início de maio, as siderúrgicas anunciaram aumentos que variaram de 10% a 18% e mais 15% em junho, o quinto reajuste do ano”, enfatiza a Anfir, associação dos fabricantes de implementos rodoviários.
“Estamos em plena recuperação da economia e não é oportuno aplicar reajuste em insumos tão essenciais como o aço”, reforça José Carlos Spricigo, presidente da entidade. Segundo o dirigente, as empresas estão absorvendo parte dos aumentos para evitar perda de fôlego das vendas. “Não é possivel repassar ao cliente e isso compromete a situação da indústria”, acrescenta.
No acumulado até maio, as vendas da indústria de implementos cresceram de 67,6% sobre igual período do ano passado. Foram emplacados 62,5 mil equipamentos ante 37,3 mil em 2020. A linha de pesados, os reboques e semirreboques destinados a segmentos como agronegócio, construção civil e infra-estrutura, responderam pela maioria dos negócios, com 36,8 mil licenciamentos, avanço de 83%.
Produtos leves, com mais aplicações na distribuição urbana e históricamente mais vendidos, continuam com recuperação abaixo da média do mercado. Somaram 25,8 mil emplacamentos, ainda assim um avanço significativo de quase 50% na comparação anual.“É resultado do momento atual de desequilíbrio da economia interna”.
Foto: Pixabay
No acumulado de dez meses, vendas cresceram 107%, para mais de 138 mil unidades
Anfir calcula 155 mil equipamentos negociados, com crescimento da linha leve
Vendas da marca cresceram 214% este ano e rede deve chegar a 135 concessionárias até…
VP da marca diz que objetivo é ampliar vendas em 10%, para pelo menos 2,2…
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025