Indústria

Anfavea estima redução substancial nas vendas para PcD

Após movimento de forte crescimento, mudanças de regras deverão restringir ainda mais a aquisição de veículos com isenções

Os veículos adquiridos sob o regime de isenções destinadas a beneficiar as pessoas com deficiência viveu uma explosão de vendas nos últimos anos. De acordo com levantamento da Anfavea, apresentado na terça-feira, 8, se em 2019 os licenciamentos deste tipo de negócio participaram com 6% do total de 2,6 milhões de unidades, encerrou o ano passado com 12% nos quase 2 milhões de veículos negociados. Em números absolutos, as entregas cresceram 40% no período, de 170 mil unidades para 238 mil.

A tendência de ascensão, no entanto, já não se mostra presente no horizonte. Mudanças nas regras de tributação limitaram o universo de candidatos elegíveis a comprar veículos como PcD.

No começo do ano o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), revisou normas tornado menos provável que pessoas com patologias leves se beneficiem da isenção de ICMS. Também o Estado de São Paulo revogou a vantagem do não pagamento do IPVA para veículos que não fossem adaptados.

Mais recentemente, em março passado, o governo federal, por meio de Medida Provisória, estabeleceu teto de concessão do IPI aos pedidos de compras de veículos para PcD até R$ 70 mil. O tema tramita no Congresso.

“Em conjunto, todas as mudanças levam a crer que haverá uma redução substancial nas vendas para PcD”, resumiu Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. Já imaginávamos uma queda com o anúncio das primeiras alterações, mesmo antes da MP do governo.”

Para a Anfavea, as mudanças nos mecanismos de benefícios vêm de encontro a uma posição mais favorável à indústria, que registrava vendas crescentes de veículos com isenções desde 2011. “Apoiamos as iniciativas, especialmente do Confaz, corroboradas por associações médicas, como a Abramet. Afinal, com recursos limitados temos de priorizar pessoas com patologias moderadas e graves.”

LEIA MAIS

Limite de R$ 70 mil para isenção de IPI deve reduzir mais a oferta de PCDs


Foto: Reprodução Web

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás