Produto

BMW testa elétrico que utiliza hidrogênio como combustível primário

BMW i Hydrogen NEXT está rodando em ruas e estradas europeias para avaliação final

O Grupo BMW desenvolve fase final de testes do seu novo veículo elétrico com sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio. A avaliação das unidades já em pré-produção envolve rodagem em condições normais de ruas e estradas europeias para simular todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais da marca.

Os protótipos BMW i Hydrogen NEXT, sem qualquer emissão de CO2, utilizam o hidrogênio como combustível primário que, por sua vez, é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível. Essa tecnologia tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, dentro da estratégia de diversificação do grupo.

“A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis, especialmente em classes de veículos maiores”, comenta Frank Weber, membro do Board da BMW AG. “É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento”.

LEIA MAIS

Nissan vê potencial para exportar tecnologia que utiliza bioetanol]

Aplicativos BMW: do Brasil para o mundo.

Como o tanque de combustível de um modelo de motor de combustão convencional, o tanque de hidrogênio do BMW em fase final de testes pode ser abastecido entre três e quatro minutos, “garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas”, de acordo com a montadora.

O objetivo central das avaliações em curso é o ajuste fino do software que controla todas as funções de direção e operação dos protótipos. O sistema de célula de combustível, tanques de hidrogênio, bateria de buffer de desempenho e unidade de controle central do veículo foram previamente testados individualmente e em conjunto, em bancadas de teste. Agora, nesse estágio, a ideia é confirmar esses resultados prévios em ruas e estradas.


Foto: Divulgação/BMW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás