Empresa

Volvo Car e Northvolt: parceria para construir fábrica de baterias.

Produção na Europa, em lugar ainda a ser definido, será iniciada em 2026

OGrupo Volvo Car e a Northvolt acabam de anunciar a formação de uma parceria que envolve a construção de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia, que começa a operar em 2022, e também de uma fábrica de baterias na Europa, ainda sem local definido, com capacidade potencial de até 50 gigawatts hora (GWh) por ano. A produção está programada para começar em 2026.

Planejada para ser movida a energia 100% limpa, empregando inicialmente 3 mil pessoas, a nova gigafábrica, como define a Volvo Cars, será a fornecedora da próxima geração de carros totalmente elétricos da marca e da Polestar. O primeiro carro a apresentar células de bateria desenvolvidas por meio da joint venture 50/50será o sucessor elétrico do modelo XC60, o modelo mais vendido pela fabricante no mundo.

Com relação ao novo centro de pesquisas, o objetivo é aproveitar a experiência em baterias de ambas as empresas e desenvolver células de bateria de última geração e tecnologias de integração de veículos, desenvolvidas especificamente para uso em carros Volvo e Polestar.

Como parte dos planos, o Grupo Volvo Car também pretende obter 15 GWh de células de bateria por ano da fábrica de baterias Northvolt Ett existente em Skellefteå, Suécia, a partir de 2024. A marca sueca pretende vender 50% de carros elétricos puros até o meio desta década e atingir 100% da produção em 2030.

LEIA MAIS

Volvo Cars passa a oferecer apenas carros eletrificados no País

Volvo Car concede licença de 6 meses para novos pais

“Ao trabalhar com a Northvolt, garantiremos um fornecimento de células de bateria de alta qualidade e mais sustentáveis ​​para nossos carros elétricos puros”, disse Håkan Samuelsson, presidente-executivo do Grupo Volvo Car. “Esse trabalho conjutno também nos permitirá fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento interno”.

Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt, destacou, por sua vez, que a parceria tem por desenvolver e produzir as células de bateria mais sustentáveis ​​do mundo”. “Estamos orgulhosos de nos tornarmos seu parceiro exclusivo de produção de células de bateria na Europa”.

A Volvo Cars revelará mais detalhes sobre seu futuro roteiro de tecnologia no Volvo Cars Tech Moment, que será realizado em 30 de junho. A joint venture está sujeita a negociações e acordos finais entre as partes, incluindo a aprovação do conselho.


Foto: Divulgação/Volvo Car

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás