Mercado

Mercado de veículos comerciais na Europa segue em recuperação

Embora as vendas tenham registrado alta de 66% em maio, volumes ainda estão abaixo do desempenho anterior à pandemia

Relatório do balanço de vendas apresentado pela Acea na quinta-feira, 24, registra crescimento de 66,1% nas vendas de veículos comerciais em maio na Europa, para 205,1 mil unidades ante 123,5 mil negociadas no mesmo mês do ano passado. Os números tratam dos mercados da União Europeia, Reino Unido e países do bloco de acordo de livre comércio EFTA (Suíça, Liechtenstein, Noruega e Islândia).

Segundo a associação que representa os fabricantes no continente, o mercado sinaliza recuperação, mas ainda registra patamar abaixo dos volumes apurados antes da pandemia, em média, 30 mil unidades a menos.

É justamente devido aos reflexos da crise sanitária que resultam em significativos aumentos porcentuais, afinal, ainda persiste uma base de comparação baixa. De janeiro a maio, as vendas ultrapassaram 1,04 milhão de comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 48,5% superior ao anotado há um ano, de 706,4 mil unidades.

Com participação de mais de 84% nas vendas totais de maio, os comerciais da faixa de 3,5 toneladas registraram 173,2 mil unidades negociadas, alta de 66,2% sobre as 104,2 mil entregues em maio do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses, a expansão nas vendas chega perto de 53% com 886 mil unidades.

No segmento de caminhões, o transportador de carga absorveu no mês passado 29,6 mil veículos, volume 69,2% maior em relação ao obtido em maio de 2020, de pouco mais de 17,5 mil unidades. No acumulado do ano, as entregas superaram os 151,1 mil caminhões, em alta de 33,1%.

São as vendas de ônibus que ainda se mostram hesitantes, apesar do crescimento mensal. Em maio, foram negociadas 2,3 mil unidades, alta de 32% sobre o volume registrado no mesmo mês de 2020, de 1,7 mil. Já nos cinco primeiros meses, os 12 mil ônibus vendidos no período representaram baixa de 3,6% em relação a um ano atrás.

LEIA MAIS

→Venda de veículos comerciais na Europa acumula alta de 45%


Foto: Acea/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

Assim como a Anfavea, o presidente da entidade, Marcelo Godoy, também não apoia pleito da…

% dias atrás

Geely adia decisão sobre produção de veículos no Brasil, diz agência internacional

Empresa tem acordo de participação e produção de carros na fábrica paranaense da Renault

% dias atrás

Confirmado para o Brasil, Leapmotor B10 custa R$ 80 mil na China

Crossover elétrico tem duas versões de motor e autonomia de até 600 km

% dias atrás

Ricardo Dilser assume gerência de Imprensa na Volkswagen Brasil

Há um ano no programa AutoEsporte, antes era chefe de Imprensa/Produto na Stellantis

% dias atrás

Scania compra a divisão de baterias para indústria pesada da Northvolt

Negócio envolve um centro de P&D e uma unidade de produção; empresa atuará de forma…

% dias atrás

Audi confirma a série especial da RS 6 Avant GT para o Brasil

Da produção limitada a 660 unidades, dez desembarcarão por aqui

% dias atrás