Ao Volante

Toro Volcano 1.3 turbo é mais um acerto da Fiat em picapes

Versão entrega conforto, recursos e comportamento de carro de passeio

A participação da Fiat no mercado de picapes não deixa margem para qualquer dúvida sobre a competência da marca em identificar tendências e oportunidades no segmento. Com Strada e Toro, a representante da Stellantis deteve 55% dos licenciamentos de picapes nos primeiros cinco meses de 2021.

E é muito pouco provável que esse porcentual não cresça até o encerramento do ano. Afinal, a linha 2022 da Toro começou a ser vendida somente no fim de abril e, portanto, será um grande atrativo para o segmento nos próximos meses.

Mais do que as mudanças estéticas, que apenas acentuaram o feliz desenho apresentado em 2016, e novidades como o multimídia com tela vertical e a plataforma de serviços conectados Connect Me, a Toro ganhou muito em sistemas de auxílio à condução e, particularmente, com o novo motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos.

AutoIndústria avaliou a versão Volcano 1.3 em diversos tipos de piso e topografia. Em estradas sinuosas, planas, regiões de aclives elevados e mesmo em caminhos de terra batida, a picape justifica o porquê de atrair tantos compradores e, o mais importante para a marca, sinaliza que pode atrair muitos mais.

Se com a oferta do antigo motor 1.8 — ao lado do 2.0 turbodiesel, disponível ainda para todas as versões de acabamento na atual linha —, a Toro acumulou 300 mil unidades negociadas desde seu lançamento, há cinco anos, com o T270, nome comercial do novo motor, se manter ou até ampliar a liderança no segmento parece ser tarefa ainda menos dificultosa.

O conjunto mecânico, que envolve a transmissão automática de 6 velocidades, e as suspensões bem dimensionadas fazem ocupantes e motorista, muitas vezes, esquecerem que estão em uma picape, ainda que com proposta de utilização mais voltada para o lazer do que o trabalho.

Retomadas e aceleração imediatas comprovam que a Fiat, mais uma vez, acertou no produto que, na prática, embora domine as vendas entre picape grandes com 35% dos negócios, inaugurou um novo segmento, seguido depois pela Renault Oroch e que em breve ganhará uma representante nacional da Chevrolet.

O conforto assegurado pelo desempenho do T270 é reforçado pelo silêncio interno na cabine, seus revestimentos de boa qualidade e detalhes como luzes de cortesia nos retrovisores externos, carregamento de celular por indução e os muitos porta-objetos e entradas USB, uma resposta à demanda crescente de dispositivos eletrônicos utilizados por adultos e crianças.

Vale relembrar que, desde seu lançamento, a Toro inovou com conveniência de dupla abertura da tampa da caçamba, que agrega ainda iluminação interna, uma ajuda e tanto para o manuseio da carga à noite.

Com preço inicial de R$ 145 mil, a Volcano 1.3 oferece ainda sistema de frenagem de emergência, de manutenção em faixa de rolagem – com correção –, piloto automático e iluminação lateralparacurvas, dentre muitos outros recursos de segurança e conforto.

A linha Toro 2022, assim, tem atributos de sobra para manter a picape entre os veículos mais vendidos do Brasil, a exemplo de 2020, quando acabou na 10ª colocação. Até de janeiro a maio, porém, já aparece na 8ª posição, com mais de 28 mil emplacamentos. Não será surpresa se a sustentar até dezembro.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás