A JAC Motors começará a oferecer em julho a iEV750V, van elétrica com capacidade de 12,3 m³ e até 1,54 tonelada de carga. O modelo, importado da China, custa R$ 386.990,00 e, segundo a empresa, tem custo total por km rodado 2,5 vezes menor do que um similar movido a motor de combustão interna.

O motor elétrico da iEV750V tem torque de 750 Nm e desenvolve 163 cv de potência, alimentado por bateria de 92 kWh. Esse conjunto garante autonomia de 235 km — ou até 280 km com o acionamento do modo ECO, que amplia a regeneração de carga nas desacelerações, e o ar-condicionado desligado.

“Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”,  afirma Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, referindo-se à aplicação na distribuição urbana.

A JAC calcula que uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55,00 ou R$ 0,60/kWh. Como a autonomia pode chegar até 280 km, o custo por km rodado seria de R$ 0,20, contra R$ 0,64 no caso de um motor a diesel que faz, em média, 7 km/l.

A iEV750V é mais uma tentativa do Grupo SHC de viabilizar a linha elétrica da JAC no Brasil. Desde 2019, a empresa importa três SUVs e a picape IEV330P. As vendas acumuladas desses modelos somaram apenas 184 licenciamentos dos quase 3,2 mil veículos vendidos da marca nonegociados no período.

De janeiro a maio de 2021, a JAC vendeu 351 veículos, somente 25 deles elétricos, sendo apenas uma picape, 18 unidades do SUV compacto iEV 20 e 6 licenciamentos do SUV iEV40. Não houve qualquer registro do SUV médio iEV60.


Foto: Divulgação

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