Indústria

Renault fecha parcerias para produção de baterias de carros elétricos

Duas fábricas na França fornecerão para os futuros veículos da empresa

A Renault consolidou duas grandes parcerias nas áreas de design e produção de baterias para veículos elétricos e que colaborarão na estratégia global ‘Renaulution’ do grupo que objetiva a eletrificação da frota e mudança do perfil industrial da empresa no granscorrer desta década.

A montadora francesa acordou com a Envision AESC, uma longíqua fornecedora da Nissan, o que chama de “gigafábrica” em Douai, perto da Renault ElectriCity (veja aqui), para apoiar a fabricação de baterias inteligentes e de baixo carbono. Com a Verkor, startup francesa especializada em célilas de baterias, vai codesenvolver e fabricar baterias de alto desempenho e, futuramente, pretende adquirir mais de 20% do capital da parceira.

As duas iniciativas mais o complexo industrial ElectriCity, afirma a Renault, criarão cerca de 4,5 mil empregos diretos na França até 2030.

A fábrica Douai terá capacidade de 9 GWh em 2024 e ambição de atingir 24 GWh até 2030. Os investimentos serão da ordem de € 2 bilhões para produzir baterias com custo competitivo e baixo teor de carbono.

Com a Vektor, estão planejadas uma linha de produção piloto para baterias de alto desempenho até 2022 e uma “gigafábrica” em 2026, com capacidade inicial de 10 GWh, para fornecimento de baterias a veículos do segmento C e superiores da Renault e modelos da divisão esportiva Alpine.

As novas parcerias, anunciadas esta semana, seguirão paralelamente a colaborações já consolidadas do Grupo Renault com a LG Chem, atual responsável pelos módulos de bateria dos veículos elétricos da marca e para o próximo MéganE.

LEIA MAIS

→ Renault já produz Captur 1.3 turbo flex

A montadora também encaminha negociações com outras empresas para ingressarem no seu ecossistema elétrico e também dentro da própria Aliança global com Nissan e Mitsubishi para a implantação de tecnologia de bateria sólida a partir de 2030.

Luca De Meo, CEO do Grupo Renault, projeta que a Renault  fabricará 1 milhão de veículos elétricos na Europa até 2030, quando esses modelos já deverão responder por cerca de 90% de todas as vendas da marca.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás