Executiva é a primeira mulher a comandar a marca na região
A Stellantis nomeou Vanessa Castanho a responsável pela Citroën na América do Sul. A executiva formada em administração de empresas e MBA em Gestão Empresarial pela FGV responderá pelo desenvolvimento de produtos, desempenho comercial, rentabilidade e imagem nas filiais do Brasil e Argentina, além do desenvolvimento da marca em mais sete países da região e outros três da América Central e Caribe.
Vanessa Castanho acumula 24 anos de carreira no setor automotivo. Ocupou cargos executivos em vendas, marketing, produto, relações governamentais e desenvolvimento de negócio. Ingressou na Stellantis em maio do ano passado e agora é a primeira mulher a comandar a operação da Citroën na América do Sul, respondendo diretamente a Antonio Filosa, presidente da Stellantis na região.
“Vivemos um momento muito importante na Citroën, com uma estratégia totalmente adequada às necessidades dos clientes brasileiros e sul-americanos. Temos um plano bem definido para nossos veículos de passeio e também para a nossa linha de comerciais leves”, declarou a executiva em nota.
Em maio, Filosa revelou que a intenção do grupo é resgatar a participação que as marcas Citroën e Peugeot, as duas originárias da PSA, tinham no Brasil há uma decada. Na prática: mais que dobrar índice alcançado nos últimos anos e que não ultrapassavam os 2%.
De janeiro a maio de 2021, a Citroën vendeu perto de 6,6 mil automóveis e comerciais leves no Brasil, o que garantiu uma participação diminuta de 0,8% e apenas a 14ª colocação no ranking de marcas.
LEIA MAIS
→ Citroën Jumper e Peugeot Boxer ganham versão para até 3,5 toneladas
Com o fim da produção e oferta dos nacionais C3 e Aircross, oficialmente no começo deste ano, e da importação do C$ Lounge, fabricado na Argentina, a marca tem vivido de veículos comerciais e do C4 Cactus, SUV que somou mais de 5,1 mil licenciamentos nos cinco primeiros meses.
Para acelerar as vendas da Citroën aqui, a Stellantis aposta em uma nova estratégia comercial, com reorganização e compartilhamento da rede de concessionárias com as demais marcas do grupo, e especialmente no lançamento, ainda este ano, de um SUV compacto fabricado em Porto Real, RJ, o carro que deverá responder pela maioria das vendas da marca no País já em 2022.
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…