Empresa

Vanessa Castanho assume Citroën na América do Sul

Executiva é a primeira mulher a comandar a marca na região

A Stellantis nomeou Vanessa Castanho a responsável pela Citroën na América do Sul. A executiva formada em administração de empresas e MBA em Gestão Empresarial pela FGV responderá pelo desenvolvimento de produtos, desempenho comercial, rentabilidade e  imagem nas filiais do Brasil e Argentina, além do desenvolvimento da marca em mais sete países da região e outros três da América Central e Caribe.

Vanessa Castanho acumula 24 anos de carreira no setor automotivo. Ocupou cargos executivos em vendas, marketing, produto, relações governamentais e desenvolvimento de negócio. Ingressou na Stellantis em maio do ano passado e agora é a primeira mulher a comandar a operação da Citroën na América do Sul, respondendo diretamente a Antonio Filosa, presidente da Stellantis na região.

“Vivemos um momento muito importante na Citroën, com uma estratégia totalmente adequada às necessidades dos clientes brasileiros e sul-americanos. Temos um plano bem definido para nossos veículos de passeio e também para a nossa linha de comerciais leves”, declarou a executiva em nota.

Em maio, Filosa revelou que a intenção do grupo é resgatar a participação que as marcas Citroën e Peugeot, as duas originárias da PSA, tinham no Brasil há uma decada. Na prática: mais que dobrar   índice alcançado nos últimos anos e que não ultrapassavam os 2%.

De janeiro a maio de 2021, a Citroën vendeu perto de 6,6 mil automóveis e comerciais leves no Brasil, o que garantiu uma participação diminuta de 0,8% e apenas a 14ª colocação no ranking de marcas.

LEIA MAIS

→ Citroën Jumper e Peugeot Boxer ganham versão para até 3,5 toneladas

Com o fim da produção e oferta dos nacionais C3 e Aircross, oficialmente no começo deste ano,  e da importação do C$ Lounge, fabricado na Argentina, a marca tem vivido de veículos comerciais e do C4 Cactus, SUV que somou mais de 5,1 mil licenciamentos nos cinco primeiros meses.

Para acelerar as vendas da Citroën aqui, a Stellantis aposta em uma nova estratégia comercial, com reorganização e  compartilhamento da rede de concessionárias com as demais marcas do grupo, e especialmente no lançamento, ainda este ano, de um SUV compacto fabricado em Porto Real, RJ, o carro que deverá responder pela maioria das vendas da marca no País já em 2022.


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás