Mercado

Em junho, GM cai para o sétimo lugar e Hyundai é a terceira

Fiat e Volkswagen seguem no topo e Toyota e Jeep completam a lista das cinco marcas mais vendidas

Os problemas com falta de semicondutores, que afetam as montadoras brasileiras em diferentes níveis, estão provocando alterações expressivas no ranking das marcas mais vendidas no Pais. A General Motors, líder em 2020 e que este ano estava conseguindo se manter em terceiro lugar, despencou para a sétima posição em junho, com apenas 11,6 mil emplacamentos e participação reduzida de 9,9% em maio para 6,8% no mês passado.

A Fiat se manteve na dianteira, com 44,4 mil licenciamentos e aumento de market share, no mesmo comparativo, de 23% para 26,1%. A Volkwagen segue na vice-liderança, com a venda de 23,1 mil automóveis e comerciais leves, mas teve  partipação reduzida para de 16,5% para 13,6%.

A Hyundai assumiu a terceira colocação, com 16,7 mil emplacamentos e fatia de 9,8%. O quarto lugar ficou com a Toyota – 16,5 licenciamentos e 9,7% de market share -, seguida da Jeep, com 13,6 mil unidades e 8% do mercado de leves. Completam a lista do Top 10 das marcas a Renault (13 mil e 7,7%), Chevrolet, Honda (6,5 mil e 3,8%), Nissan (5,1 mil e 3%) e Chery (3,2 mil e 1,9%).

A GM é a montadora há mais tempo parada no Brasil. A produção do Onix em Gravataí foi suspensa em 5 de abril e só será retomada em 16 de agosto. A Volkswagen paralisou todas as suas fábrica nos últimos dez dias de junho e a Hyundai está operando em apenas um turno, ao invés de três, em decorrência do desabastecimento de componentes eletrônicos.

LEIA MAIS

Falta de veículos provoca queda nas vendas em junho

Nissan paralisa produção por dois dias devido à falta de semicondutores

Paralisação da GM em Gravataí vai chegar a 134 dias

Semicondutores: VW vai parar também no ABC e em São Carlos.

No ranking do semestre, as cinco marcas mais vendidas são Fiat, com fatia de 22,1%, Volkswagen (16,5%), GM (12,3%), Hyundai (9,4%) e Toyota (7,8%). O mercado de automóveis e comerciais leves totalizou 170,4 mil emplacamentos em junho e 1.011.266 no acumulado do primeiro semestre.

Esse quadro todo também mexeu no ranking por modelos. O Chevrolet Onix, líder absoluto até o início deste ano, aparece em quarto lugar no acumulado do primeiro semestre, com 41,5 mil emplacamentos. A Fiat Strada lidera a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil, com 61 mil unidades e 6% de participação no mercado total.  O segundo colocado é o Hyundai HB20, com 45,4 mil licenciamentos, seguido do Fiat Argo, com 41,9 mil. O Jeep Renegade completa a lista dos Top 5 por modelo.


Foto: Divulgação/GM

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás