Indústria

Abeifa amplia atuação com categoria de veículos recreativos

As importadoras BRP, CFMoto e Polaris são as novas associadas da entidade

Criada no início dos anos 80 para representar exclusivamente os importadores e na época batizada de Abeiva, a agora Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, passa a representar uma nova categoria a partir deste mês. É a dos veículos recreativos, destinados a lazer e operações fora de estrada, como em áreas rurais ou de difícil acesso, que não são emplacados pelos Detrans.

As três novas associadas são as importadoras BRP, CFMoto e Polaris, que decidiram se unir por meio da associação a uma entidade em busca da regulamentação da circulação dos veículos recreativos no País. O segmento passa por um processo de maior demanda em função das medidas de isolamento impostas pela pandemia da Covid-19, que acabou favorecendo atividades externas ligadas ao lazer e gerando novas oportunidades de renda.

“Com a criação de nova categoria damos mais um passo importante na trajetória de 30 anos da Abeifa, que contribui para a introdução no País de tecnologias mais atualizados no setor automotivo, assim como para o balizamento dos preços internos na época da abertura econômica e para a disseminação da eletrificação mais recentemente”, comenta João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.

LEIA MAIS

Vendas das associadas da Abeifa crescem 48,1% no semestre

Aston Martin e McLaren se associam à Abeifa

O executivo salienta que a entidade está aberta para abrigar outras categorias além da de veículos recreativos, a exemplo dos importadores e fornecedores de produtos de mobilidade sustentável, “pauta que o mundo terá de enfrentar daqui para frente”.

No caso dos veículos recreativos, o presidente da Abeifa acredita haver espaço para o mercado crescer de oito a 10 vezes nos próximos 10 anos, “daí a importância de haver uma regulação do seu uso em sistemas de trilhas e vias de acesso”. Só neste ano foram comercializadas 7,5 mil unidades no segmento.

Fernando Alves, gerente nacional da BRP para o Brasil, considera natural a busca pela regulação de circulação dos veículos recreativos . “Cada vez mais nossos produtos fazem parte do cotidiano dos brasileiros, que nos questionam frequentemente sobre autorização para circulação em regiões próximas de centros urbanos. O objetivo é poder responder a todas as questões de maneira clara, seguindo o que for estabelecido pelos órgãos reguladores”, explica o executivo.


Foto: Divulgação/BRP

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás