Empresa

Daimler, Traton e Volvo juntas em infraestrutura para o transporte eletrificado

Acordo prepara base de uma joint venture dedicada à instalar e operar rede pública de estações de recarga para caminhões e ônibus

A Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo assinaram acordo no qual encaminham parceria para instalar e operar rede pública de carregadores elétricos para caminhões e ônibus em toda a Europa. A intenção das fabricantes é iniciar e acelerar construção de infraestrutura, bem como aumentar a confiança do transportador na migração para um transporte neutro.

O acordo prepara as bases para uma futura joint venture a ser criada com participação igualitária entre as fabricantes e planejada para começar operações em 2022. O aporte inicial será de € 500 milhões para instalar e operar ao menos 1,7 mil estações de recarga, localizadas ao longo de rodovias e pontos estratégicos da malha logística da Europa.

A estimativa é de concluir a infraestrutura inicialmente planejada em cinco anos a partir da fundação da joint venture, que terá sede em Amsterdã, na Holanda.

“Para alcançar a neutralidade climática até 2050 é vital que a construção da infraestrutura certa ande de mãos dadas com a introdução de caminhões neutros em CO2 nas estradas. Juntamente com o Grupo Traton e o Grupo Volvo, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de recarga de alto desempenho em toda a Europa”, disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Para Matthias Gründler, CEO do Grupo Traton, o futuro do transporte é elétrico e o momento exige esforço para acelerar o desenvolvimento de eletropostos. “Estamos dando o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de energia proveniente de fósseis. O segundo passo deve ser um forte compromisso da União Europeia para a expansão total de uma rede de recarga em toda a Europa.”

“Estamos estabelecendo a base necessária para que nossos clientes consigam realizar a transformação para eletrificação. Temos tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e, agora, com a Daimler Truck e o Grupo Traton e graças ao Acordo Verde Europeu, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político propício para um grande avanço em direção a soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura”, resumiu Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

A Daimler Truck, o Grupo Traton e o Grupo Volvo deterão partes iguais na parceria, mas continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas. A criação da joint venture está sujeita a aprovações regulatórias e outras aprovações. A assinatura de contrato de criação da nova empresa pode ser esperada para até o fim de 2021.

LEIA MAIS

→Traton define novas estratégias globais

→Daimler Truck prepara a casa para se tornar independente

→Daimler e Volvo anunciam planos da cellcentric, joint venture para células de combustível

→Volvo e SSAB se unem em prol do aço livre de combustíveis fósseis


Foto: Daimler/Traton/Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás