Empresa

Hyundai estende a suspensão de dois turnos por duas semanas

Volta do primeiro turno está prevista para a quinta-feira, 15

Mais uma vez a Hyundai revisa planos na área produtiva por causa da falta de semicondutores que atinge o setor mundialmente. Ao invés de retomar operações em três turnos na segunda-feira, 12, conforme projetado anteriormente, a montadora volta a operar o primeiro turno na quinta-feira, 15, e os outros dois só daqui a duas semanas, dia 26.

Devido à escassez de componentes eletrônicos, a fábrica de Piracicaba da Hyundai suspendeu o terceiro turno no final de maio e em meados de junho a paralisação acabou sendo total. A produção do HB20 e do Creta só será retomada e ainda assim de forma parcial daqui a dois dias.

Concorrente direto do Chevrolet Onix, o HB20 vinha ganhando espaço no mercado brasileiro desde abril, quando a General Motors suspendeu a produção da nova geração do seu hatch em Gravataí, RS. Desde então as operações na fábrica gaúcha estão suspensas e a previsão para a retomada das linhas por lá é só no dia 16 de agosto.

Também a Volkswagen chegou a suspender todas as suas operações no mês passado por causa da falta de semicondutores. A Anfavea estima que só no primeiro semestre do ano deixaram de ser produzidos no País entre 100 mil e 120 mil veículos por conta do desabastecimento de autopeças.

A consequência é o reduzido estoque de automóveis nos pátios das montadoras e nas redes de concessionárias, com filas de espera que chegam a 120 dias no caso da Fiat Strada.

LEIA MAIS

Fenabrave revisa para baixo projeção de venda de veículos leves

Falta de veículos provoca queda nas vendas em junho

Paralisação da GM em Gravataí vai chegar a 134 dias

Em junho, GM cai para o sétimo lugar e Hyundai é a terceira

No caso da Hyundai, as vendas cresceram cresceram 48% até junho, acima da média de alta do mercado, que ficou em 39% no segmento de automóveis e comerciais leves. No período, o HB20 assumiu a liderança no ranking dos carros mais vendidos no Brasil, com 45,4 mil licenciamentos, seguido do Fiat Argo, com 41,9 mil unidades comercializadas. O Onix, líder por cinco anos consecutivos, caiu para a terceira posição agora em 2021.


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás