Empresa

Meritor estima produção de eixos 90% maior em 2021

Empresa completa 65 anos de atividades no País com mais 3,5 milhões de eixos para veículos comerciais produzidos

Após a queda na demanda provocada pelos impactos da pandemia, A Meritor inicia o segundo semestre com programação que vira a página para um novo capítulo. Não só porque a empresa acaba de completar 65 anos de atividades no País, mas também porque já dá como certo registrar um crescimento robusto.

Em transmissão ao vivo na segunda-feira, 19, Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para a América do Sul, estimou que a produção de eixo este ano deverá crescer perto de 90,5%, para 120 mil unidades ante 63 mil produzidas no ano passado.

“Mesmo em ambiente adverso provocado pela pandemia, conseguimos manter a nossa produção com índice de 100% no desempenho das entregas a todos os clientes”, resumiu Momi. “Reafirmamos nossa liderança com mais de 50% de participação nos veículos comerciais acima de 6 toneladas.”

Ainda assim, a empresa prefere a cautela, em especial devido a cadeia de suprimentos tanto local quanto internacional. “Competimos com outras regiões do mundo e precisamos compartilhar os volumes e preços das commodities que estão em alta”, diz Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing para América do Sul.

Ao completar 65 anos no País, celebrado no dia 16 de julho, a Meritor se destaca como importante parceira das fabricantes comerciais. A partir de duas unidades fabris, Osasco (SP) e Resende (RJ), a empresa fornece eixos de 6 a 125 toneladas de peso bruto total combinado para montadoras como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Iveco, Mercedes-Benz, DAF, Volvo e Agrale. A companhia ainda avalia a construção de uma terceira fábrica, em Roseira (SP).

Sua trajetória também é marcada por trazer inovações ao mercado. Dentre as mais recentes, cabe destacar o desenvolvimento do eixo de tração para o e-Delivery, o caminhão 100% elétrico da VWCO. Para o ano que vem, a Meritor também passará a oferecer os chamados Detachable e Auto-DCDL.

O primeiro é um sistema que permite transformar o veículo 6×4 em 6×2, nas versões sem suspensor de eixo, ou em 4×2. Já o segundo instala no veículo sistema de bloqueio automático do diferencial. Uma unidade de controle eletrônica permite acoplamento no eixo sem necessidade de adaptações no veículo.

Para o futuro, a Meritor coloca foco nos eixos eletrificados. Nos Estados Unidos, a produção do 14Xe já começou por meio da Blue Horizon, a unidade de negócios da empresa dedicada a novas tecnologias para a mobilidade. O componente estará em caminhões médios e pesados em configurações 4×2, 6×2 e 6×4. Por aqui, já se encontra em fase de prospecção junto a clientes, de acordo com o vice-presidente.

Em seguida, virão os eixos elétricos 12Xe e 17Xe. Os testes estão previstos para começar no início do ano que vem.

LEIA MAIS

→Meritor já fornece oficialmente eixo para o VW e-Delivery

→Meritor amplia área de testes em Osasco

→Meritor produzirá o eixo elétrico 14Xe nos EUA ainda este ano

→Unidade da Meritor de Resende recebe premiação mundial


Foto: Meritor/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás