Montadora confirmou fabricação local de um novo produto para o segmento
A Toyota já definiu um modelo pequeno para seu portfólio no Brasil. Depois de tirar de linha, em abril, o Etios, que passou longe de ser um sucesso de vendas ao longo de seus oito anos, a montadora confirmou que fabricará localmente um veículo híbrido flex para o segmento.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Masahiro Inoue, presidenteda empresa na América do Sul e Caribe só não revelou se será mesmo o Yaris Cross, modelo sobre o qual recaem as maiores apostas e que concorreria na faixa de SUVs de maior número de vendas e que tem a liderança e como grande expoente o Jeep Renegade.
Quase certo, o futuro utilizará o conhecido motor 1.8 híbrido apresentado no Corolla nacional há dois anos e que está presente também no Corolla Cross, lançado em março. Certeza mesmo é que será fabricado em Sorocaba, SP, base produtiva Etios hatch e sedã, e também do Yaris nessas mesmas configurações, com quem compartilhará a arquitetura.
A oferta de um carro compacto aumentará e muito o poder de competição da Toyota no mercado brasileiro, que hoje conta com apenas os nacionais Yaris hatch e sedã, Corolla e Corolla Cross, além de outros cinco veículos importados, dentre eles a picape Hilux, segundo modelo mais vendido da marca, com 19,2 mil undiades negociadas no primeiro semestre.
O líder no ano é ainda o Corolla, com 19,9 mil emplacamentos. Mas, com apenas três meses de vendas, o Cross mostrou ao que veio e acumulou 10,3 mil unidades licenciadas no período. Em junho, já foi o Toyota mais vendido no País, com 4,7 mil unidades.
Mesmo sem a oferta dos Etio hatch e sedã no segundo trimestre, a marca alcançou 7,8% de penetração em 2021, é a quinta mais negociada. Nos primeiros seis meses do ano passado, detinha 7,7%, sinal de que os envelhecidos Etios quase nada agregavam às vendas há um bom tempo.
LEIA MAIS
→ Exportações da Toyota superam volume pré-pandemia
→ Toyota Corolla Cross é candidato ao topo da marca e do segmento
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027