Novos modelos representados pelas linhas Viaggio e Paradiso começam a ser entregues a partir de agosto
A Marcopolo apresentou oficialmente a nova Geração 8 de ônibus rodoviários, família composta pela linha dos modelos Viaggio e Paradiso. A novidade chega após quatro anos de desenvolvimento, projeto norteado para elevar padrão de segurança, conforto, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motoristas.
Com entregas previstas para começar em agosto a partir da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), os ônibus não só pelo novo visual, mas também por atributos funcionais. O trabalho de design, por exemplo, conseguiu melhoria aerodinâmica de 11%, o que se traduz em economia de até 3% no consumo de combustível.
Para estabelecer novos padrões no ambiente interno, os engenheiros viajaram o País de ônibus a fim de conhecer de perto necessidades e preferências dos passageiros. A pesquisa de campo trouxe para o projeto da Geração 8 luz indireta de LED, escada de acesso com degraus mais largos, mais espaço entre as poltronas, bem como nova distribuição e composição das espumas de assentos e encostos visando mais conforto.
“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio”, destaca James Bellini, CEO da Marcopolo. “A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem.”
De acordo com a fabricante, a Geração 8 incorporou mais de 140 novos atributos que proporcionam impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores, resultando em 60 novas patentes. O conjunto ótico é um exemplo. Parceria com Hella resultou um sistema de iluminação 3,5 vezes mais eficiente, além de proporcionar 80% menos ofuscamento aos motoristas no sentido contrário.
Também o motorista ganhou mais visibilidade com rebaixamento em 70 milímetros na altura do painel, além de reposicionamento mais inclinado das colunas A. Contribui ainda aumento 6% na largura do reflexiva dos espelhos retrovisores. Como opcional, a Marcopolo também oferece conjunto de câmeras que substitui os espelhos e elimina pontos cegos.
Durante as viagens com os ônibus da Geração 8, passageiros terão à disposição monitores de alta definição. Depois, o espaço dos porta-pacotes foi ampliado em 23%. Nas poltronas, além da nova composição de espumas, o sistema de reclinação ganhou amortecedores que permitem diversas posições de acordo com o biotipo do usuário.
Apesar do lançamento da nova geração, a Marcopolo segue com a produção e oferta da New G7. “Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados”, observa Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.
LEIA MAIS
→Em alta, segmento de fretamento ganha novo modelo Marcopolo
Foto: Marcopolo/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.