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Marcopolo eleva patamar de ônibus rodoviário com a Geração 8

Novos modelos representados pelas linhas Viaggio e Paradiso começam a ser entregues a partir de agosto

A Marcopolo apresentou oficialmente a nova Geração 8 de ônibus rodoviários, família composta pela linha dos modelos Viaggio e Paradiso. A novidade chega após quatro anos de desenvolvimento, projeto norteado para elevar padrão de segurança, conforto, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motoristas.

Com entregas previstas para começar em agosto a partir da unidade de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), os ônibus não só pelo novo visual, mas também por atributos funcionais. O trabalho de design, por exemplo, conseguiu melhoria aerodinâmica de 11%, o que se traduz em economia de até 3% no consumo de combustível.

Para estabelecer novos padrões no ambiente interno, os engenheiros viajaram o País de ônibus a fim de conhecer de perto necessidades e preferências dos passageiros. A pesquisa de campo trouxe para o projeto da Geração 8 luz indireta de LED, escada de acesso com degraus mais largos, mais espaço entre as poltronas, bem como nova distribuição e composição das espumas de assentos e encostos visando mais conforto.

“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio”, destaca James Bellini, CEO da Marcopolo. “A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem.”

De acordo com a fabricante, a Geração 8 incorporou mais de 140 novos atributos que proporcionam impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores, resultando em 60 novas patentes. O conjunto ótico é um exemplo. Parceria com Hella resultou um sistema de iluminação 3,5 vezes mais eficiente, além de proporcionar 80% menos ofuscamento aos motoristas no sentido contrário.

Também o motorista ganhou mais visibilidade com rebaixamento em 70 milímetros na altura do painel, além de reposicionamento mais inclinado das colunas A. Contribui ainda aumento 6% na largura do reflexiva dos espelhos retrovisores. Como opcional, a Marcopolo também oferece conjunto de câmeras que substitui os espelhos e elimina pontos cegos.

Durante as viagens com os ônibus da Geração 8, passageiros terão à disposição monitores de alta definição. Depois, o espaço dos porta-pacotes foi ampliado em 23%. Nas poltronas, além da nova composição de espumas, o sistema de reclinação ganhou amortecedores que permitem diversas posições de acordo com o biotipo do usuário.

Apesar do lançamento da nova geração, a Marcopolo segue com a produção e oferta da New G7. “Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados”, observa Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.

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Foto: Marcopolo/Divulgação

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Redação AutoIndústria

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