Mercado

Dobra a participação de carros eletrificados na Europa

Somente as vendas de modelos híbridos plug-in cresceram 256% no segundo trimestre

Dados apresentados pela Acea na sexta-feira, 23, indicam que a demanda por veículos eletrificados se intensificou nos últimos meses. Pela análise da associação, a participação de carros híbridos e elétrico nas vendas do segundo trimestre dobrou de tamanho, dos 3,5% registrados no acumulado de abril a junho de 2020, para 7,5% no atual exercício. Somente os modelos do tipo híbrido plug-in representaram mais de 19% nas vendas de automóveis no período.

Ao mesmo tempo, a cota de automóveis convencionais diminui, embora as vendas tenham anotado crescimento. No caso dos carros a gasolina, o mercado absorveu de abril a junho 1,4 milhão de unidades, em alta de 35,6% em relação há um ano, mas encerra o período com 10 pontos porcentuais a menos de participação, de 51,9% para 41,8%.

Da mesma maneira, as entregas de carros movidos a diesel cresceram 10,4% no segundo trimestre, para 628,3 mil unidades, volume que representou 20,4% do mercado de automóveis ante a participação de 29,4% registrada um ano atrás.

Os volumes ainda se mantém bem menores, mas as taxas de crescimento nas vendas dos automóveis eletrificados são bem maiores. No segundo trimestre, as entregas de modelos 100% elétricos superou 289,6 mil unidades, alta de 219,7% sobre o mesmo período do ano passado.

Apenas as vendas de híbridos plug-in avançaram 256%. De abril a junho, foram entregues na Europa 284,9 mil unidades do tipo contra pouco mais de 80 mil registradas há um ano.

Os híbridos, no entanto, seguem como os maiores representantes nas vendas de automóveis com motorização alternativa. No segundo semestre, as entregas somaram 694,4 mil unidades, vendas 240,5 maiores em relação aos mesmos três meses de 2020.

LEIA MAIS

→Futuro da Volkswagen está em elétricos, autônomos e softwares

→Carros elétricos dominarão vendas globais até 2033

→Renault ElectriCity produzirá 400 mil veículos elétricos por ano

→Mercedes-Benz acelera investimentos para se tornar uma marca elétrica


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás