Lançamento surge como o único do segmento de midibus a adotar suspensão pneumática integral
A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia o portfólio de chassi urbano ao lançar o Volksbus 15.190 ODS. O veículo chega ao mercado como o único da categoria de midibus a oferecer suspensão a ar integral. De acordo com a fabricante, o conjunto promete aliar robustez e conforto para motoristas e passageiros.
O modelo, indicado para operar em linhas alimentadoras e distribuidoras, pode receber carrocerias de até 11 metros de comprimento. Mas de acordo com a VWCO, pelas caraterísticas técnicas, em especial pelos seis bolsões de ar, cabe como uma opção para os serviços de fretamento em curtas e médias distâncias.
Segundo a fabricante de Resende (RJ), o chassi nasce a partir de conversas com clientes, que indicaram uma lacuna até então não preenchida pela indústria.
“Foi ouvindo os operadores de transporte das grandes cidades e mapeando as suas necessidades que desenvolvemos o chassi, que estreia para combinar a robustez reconhecida dos chassis Volkswagen ao conforto”, resume em nota Jorge Carrer, diretor adjunto de Vendas de Ônibus da VWCO.
A fabricante aposta na confiabilidade proporcionada pelo motor MAN D08, presente em mais de 2 milhões de veículos pelo mundo, dos quais 200 mil apenas no Brasil. O propulsor gera 186 cv e 700 Nm de torque entre 1.100 e 1.600 rpm. No caso do 15.190 ODS, o trem de força traz ainda câmbio manual de seis marchas fornecido pela ZF.
A VWCO tem apresentado desempenho robustos nas vendas de chassi em 2021. A fabricante encerrou o primeiro semestre do ano com crescimento de 87,4% ao entregar mais de 2,3 mil unidades ao mercado ante 1,2 mil anotadas um ano antes. A montadora termina o período com participação de 30% das vendas, atrás apenas da Mercedes-Benz.
LEIA MAIS
VWCO inicia testes do Volksbus 22.280 de 15 metros
VWCO mais que dobra as exportações no primeiro quadrimestre
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.