É o primeiro modelo desenvolvido no Brasil a ser produzido e comercializado na Europa
Totalmente baseado no Nivus brasileiro, o SUV cupê Taigo foi apresentado pela Volkswagen na Alemanha nesta sexta-feira, 30. Esse é o primeiro modelo desenvolvido na América do Sul a ser fabricado e comercializado no mercado europeu. A unidade industrial do grupo responsável pela sua produção é a de Pamplona, na Espanha.
O design do modelo que agora está sendo lançado na Europa foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da empresa na Alemanha.
“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, comenta José Carlos Pavone. “Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores e estabelecemos uma democratização desta silhueta com uma pegada cupê em um segmento um pouco mais compacto”, completa o executivo.
Irmão gêmeo do José Carlos, o designer Marco trabalha em conjunto com todos os centros de design da VW no mundo. E com o Taigo não seria diferente: “Lembro da linha da coluna C, que foi prolongada por todo o contorno da traseira, dando um toque mais fluido, ousado e preciso”.
LEIA MAIS
→Volkswagen lança o Nivus na Argentina esta semana
→VW inicia pré-venda do Nivus, com preço a partir de R$ 85,9 mil
As medidas do novos modelo apresentado na Alemanha são idênticas às do Nivus: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre os eixos, 1.494 mm de altura e 1.757 mm de largura. Seu porta-malas tem capacidade para 415 litros e os equipamentos de conforto e segurança também seguem a linha do modelos brasileiro, incluindo, dentre outros itens, o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Alerta de Fadiga, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração) e XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial).
Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina.
Foto: Divulgação/VW
Veículo pode utilizar só disel ou biodisel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…