O furgão Renault Master e o caminhão Volkswagen Constellation 30.300 8×2 conquistaram título de campeão geral nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga da sétima edição da Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, levantamento da Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação.
A pesquisa, elaborada a partir do preço médio do veículo zero quilômetro praticado há três, revelou que os modelos registraram valorizações, ao longo do período, em vez de uma depreciação, como seria habitual. Assim, o caminhão da VW anotou alta de 10,7%, enquanto o furgão da Renault, 14,1%.
De acordo com Joel Leite, diretor da Agência Autoinforme, a pandemia e a escassez de semicondutores impediram a indústria de veículos comerciais de utilizar a capacidade que possui para atender a demanda superaquecida. “Com isso, os compradores recorreram aos seminovos, o que explica a valorização desses veículos, mesmo depois de três anos de uso.”
Juntamente com os maiores campeões, receberam a certificação outros sete modelos, todos com índices positivos, exceção do Fiat Fiorino que, no caso, sofreu depreciação de 6,2%.
Para consolidar o levantamento, os veículos foram divididos em dois grupos e, partir daí, subdivididos por categoria, quatro no de utilitários de carga e cinco no de caminhões. No total, a pesquisa analisou 202 modelos, dos quais 180 caminhões e 22 utilitários.
Categoria | Modelo | Índice de depreciação/valorização (%) |
---|---|---|
Furgoneta de carga | Fiat Fiorino | - 6,2 |
Camioneta de carga | Kia Motors Bongo k2500 | 13 |
Minibus | Mercedes-Benz Sprinter 416 | 0,5 |
Furgão de carga | Renault Master | 14,1 |
Caminhão semileve | Volkswagen Delivery Express | 8,9 |
Caminhão leve | Volkswagen Delivery 10.160 | 6,3 |
Caminhão médio | Mercedes-Benz Accelo 1316 | -10,1 |
Caminhão semipesado | Volkswagen Constellation 30.330 | 10,7 |
Caminhão pesado | Scania R440 6x4 | 5,4 |