Lançamentos

Primeiro Fiat elétrico, Cinquecento agora é para poucos

Carregado de tecnologia, subcompacto tem única versão de R$ 240 mil

O charmoso Fiat Cinquecento, o 500, está de volta ao mercado brasileiro. Desta vez, em única versão, a Icon, que, mais do que por sua dianteira, traseira e interior redesenhados, ficará marcada por ser a primeira opção de automóvel totalmente elétrico da marca italiana no Brasil.

O subcompacto está repleto de tecnologias de segurança, de auxílio à condução e conectividade. Mas não é para qualquer bolso. A  partir de hoje, está sendo oferecido no site da marca pelo preço sugerido de R$ 239.990,00.

Até 10 de setembro, quando se encerra o período de pré-venda, quem encomendar o novo 500 receberá um carregador caseiro de 7,4 kW, capaz de recarregar totalmente a bateria em 6 horas. Numa tomada convencional caseira, são necessárias 24 horas para o carregamento integral.

O Cinquecento elétrico é fabricado na Europa com um motor de  87 kW, equivalentes a cerca de 118 cavalos, e bateria de lítio de 42 kWh. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem modos de condução econômica, normal e esportiv.

A autonomia, assegura a Fiat, é de 320 km, distância mais do que suficiente para uma semana de uso urbano, proposta primeira do modelo criado em 1957 e que ganhou sua segunda geração somente em 2007.

O novo 500 deriva da plataforma Mini BEV da Stellantis, específica para carro elétricos, tem 3,632 m de comprimento, 1,683 m de largura, 1,527 m de altura e 2,322 m de entre eixos, portanto apenas um pouco maior do que a geração anterior, que acumulou mais de 40 mil unidades vendidas no Brasil.

 

Por dentro, não manteve qualquer item antigo, apenas o estilo de alguns elementos foi preservado para reforçar a tradição. O painel agora é digital e configurável, o ar condicionado, automático e o multimídia de 10 polegadas, projetado para fora do painel.

Com wi-fi nativo para até oito aparelhos simultâneos, o modelo ainda conta com os serviços da plataforma Fiat ConnectMe. O carregamento do celular é por indução   a lista de recursos de auxílio ao motorista tem sistema de leitura de placas, de manutenção em faixa de rolagem, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e detector de fadiga, dentre outros.

Outro recurso curioso e que dá prosseguimento ao histórico charme do 500  para alertar pedestres e outros mottoristas, o carro emite ruídos em marcha ré e qunado circula a até 20 km/h. Acima dos 25 km/h reproduz o tema de Amarcord, de Nino Rota, para quem está do lado de fora.

LEIA MAIS

→ Fiat e Strada consolidam liderança no acumulado até julho

Na cabine, chama a atenção ainda o revestimento em couro dos bancos e volante, o grande teto solar e uma novidade: as maçanetas internas foram substituídas por  botões.  Os faróis do 500 elétricos são em LED, assim como as lanternas traseiras. Apesar de totalmente novas, “respeitam” o estilo da carroceria anterior.

A Fiat venderá o elétrico, que tem garantia de 3 anos e de 8 anos para a bateria, inicialmente em 10 concessionárias de nove cidades. A exepctativa é negociar um primeiro lote de 120 unidades até o encerramento do ano, segundo  Herlander Zola, diretor da marca na América do Sul.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás