Mercado

Mercado de importados retrai 3,7% em julho

Segmento sente os efeitos negativos provocados pela instabilidade global da falta de peças para a produção de veículos

O desempenho das vendas das importadoras de veículos registrou um recuo de 3,7% em julho com entregas de 2,5 mil unidades contra 2,6 mil negociadas em junho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando anotou 2,8 mil unidades vendidas, a queda chegou 9,9%. Os números são da Abeifa, associação que representa 13 marcas dentre importadores e fabricantes, apresentados na quarta-feira, 4.

Ao encerrar o sétimo mês, as vendas acumuladas alcançaram mais de 15,7 mil unidades, o que representou alta de quase 10% sobre os 14,3 mil veículos importados licenciados um ano antes.

Em contrapartida à importação, os emplacamentos de veículos com produção nacional das marcas afiliadas à Abeifa superaram 4,8 mil unidades julho, altas de 12,4% sobre junho, com 4,3 mil licenciamentos, e de 77,8% em relação a julho de 2020, ocasião na qual registrou 2,7 mil unidades entregues ao mercado.

Assim, o crescimento do acumulado até julho chegou perto dos 80% com 26,1 mil unidades vendidas ante 14,5 mil registrada nos mesmos sete meses de 2020.

“As empresas associadas, também fabricantes locais, obtiveram resultados muito expressivos em julho. Para as importadoras, porém, as vendas foram inibidas por falta de vários modelos. O desabastecimento instável de peças e de componentes ainda tem impactado a produção de nossas matrizes”, avaliou em nota Jõao Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Mas entendemos que o setor consegue se recuperar nos próximos meses porque há uma demanda reprimida.”

Computadas as unidades importadas e as nacionais, as vendas totalizam 41,8 mil veículos nos primeiros sete meses de 2021, volume 45,2% superior ao registrado no desempenho de janeiro a julho de 2020, de 28,.8 mil unidades.

LEIA MAIS

→Importados venderam 17,9% a mais em 2021


Foto: Abeifa/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

“Não temos pressa para crescer”

Luis Fernando Pedrucci, CEO da Renault, anunciou o início das vendas dos carros Geely no…

% dias atrás

Anfavea aponta risco de investimentos no País encolherem

Falta de regulamentação do Mover também contribui com a ameaça; a VW amplia investimento e…

% dias atrás

Kia Brasil recebe prêmio por satisfação do cliente no pós-venda

Operação brasileira se destacou entre todas as da marca na região da América do Sul,…

% dias atrás

Kia tem no DNA inovação e sustentabilidade

Produtos e operações da marca coreana são pautados para contribuir por um planeta melhor

% dias atrás

Indústria brasileira de motos avalia impacto do tarifaço de Trump

No primeiro trimestre, foram exportadas 1.300 unidades off-road para o mercado estadunidense

% dias atrás

Iveco e Foton assinam acordo de cooperação para Brasil e Argentina

Parceria reforça a colaboração entre as marcas iniciado no ano passado com foco em eletrificação

% dias atrás