Mercado

Segmento de veículos usados tem números recordes

Falta de modelos 0 km movimenta tanto o mercado de leves como também o de caminhões

O mercado de carros usados está sendo beneficiado pela falta de produtos 0 km nas concessionárias autorizadas. Balanço divulgado nesta quarta-feira, 4, pela Fenabrave, indica números recordes para o mês de julho e também para o acumulado de sete meses desde o levantamento foi iniciado pela entidade em 2003.

Foram 1.425.219 transações com usados em julho, uma alta de 6,5% em relação ao mês anterior e de 25% no comparativo com o mesmo mês de 2020. Em sete meses, o segmento fechou mais de 8,8 milhões de negócios envolvendo tanto veículos leves e pesados como também motocicletas, com o expressivo crescimento de 55,8% sobre idêntico período do ano passado. Vale lembrar que entre abril e junho de 2020 houve fechamento de lojas e concessionárias por causa das medidas de isolamento social impostas pela Covid-19.

“Com a baixa disponibilidade de novos, o consumidor tem realizado as trocas de veículos no mercado de usados, que também sofre redução de oferta”, informa Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. A escassez de modelos 0 km deve-se à falta de semicondutores que vem afetando as linhas de montagem da maioria das montadoras instaladas no País.

No caso do segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas de novos registraram crescimento de 20% no acumulado do ano, enquanto as de usados evoluíram 55,7%. As unidades com  1 a 3 anos de fabricação, chamadas de seminovas, representaram 12,3% das transações em julho e 11% no balanço dos sete primeiros meses do ano.

A Fenabrave também destaca o bom desempenho no segmento de caminhões usados, que totalizou 236 mil transações este ano, ante as 144,5 mil de janeiro a julho de 2020, o que representou crescimento de 80%. ” Muitos modelos de caminhões novos estão com entregas previstas apenas para janeiro de 2022″, lembra Assumpção Júnior. “Por isso o mercado de usados está bastante aquecido. O segmento registra este ano o melhor resultado da série histórica desde 2003”.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás