Produto

Nova Kia Carnival resiste aos SUVs

Monovolume chega no fim do mês e prioriza conforto e tecnologia por R$ 480 mil

Osegmento de monovolumes grandes há tempos sobrevive praticamente de um único veículo no Brasil. Estaria extinto desde 2012, não fosse o lançamento da Chevrolet Spin, substituta da Zafira, que saíra de linha naquele ano junto com o Citroën Xsara Picasso, então os dois modelos nacionais líderes de vendas.

A partir de 2013, porém, a Spin passou a ser o único veículo do segmento  de produção local e teve como concorrentes, nesta quase uma década, somente um outro modelo importado, para ofertas quase pontuais. O francês Citroen C4 Picass  e a Chrysler Pacífica são  dois bons exemplos, mas que anualmente têm pouquíssimas unidades licenciadas.

A exceção é a grandalhona Carnival. A grandcab da Kia é “habitué” do segmento desde 2014 e responsável por impedir que a Spin detenha 100% dos emplacamentos de grandcabs, como também é conhecida essa configuração de carroceria. Ainda assim, o modelo só altera as casas decimais da participação da concorrente.

Em 2020, aponta a Fenabrave, das 15.806  grandcabs vendidas no País, somente 123 unidades foram da Carnival e 15 da Chrysler Pacífica — o restante coube à Spin. De 2014 até julho passado, menos de 1,4 mil unidades do modelo Kia chegaram às ruas, com o recorde de 362 licenciamentos estabelecido no primeiro ano.

Apesar do restritos volume da Carnival e do próprio segmento, que não representa mais de 1% da vendas do mercado interno, a Kia Motors do Brasil não está disposta a abrir mão das poucas centenas de clientes que atrai a cada ano e já confirmou que começará vender a 4ª geração de sua grandcab no fim deste mês.

A expectativa das vendas médias não deve mudar. E é compreensível. Apesar de relacionada pela Fenabrave ao lado da Spin, a Carnival não pode ser vista como concorrente direta, seja pelo porte, tecnologias ou sofisticação que ostenta. A diferença de preço ilustra bem: a versão única da nova Carnival custará R$ 480 mil, quatro vezes mais do que algumas versões da Spin.

Agora o modelo da Kia, lançado há cerca de um ano, tem motor de 3,5 litros V6 a gasolina de 272 cv e transmissão automática de oito velocidades. A marca, entretanto, faz questão de enfatizar como destaques, antecipadamente, os recursos de conectividade, segurança e a tecnologia embarcada. No painel, sobressai o quadro de instrumentos digital interligado à central multimídia, formando uma enorme tela unificada.

A nova geração se aproximou muito de um SUV, com estilo mais esportivo e menos minivan. Mas, além de levar até oito pessoas, caberá à Carnival, ao lado da Spin, carregar as grandcabs à frente no Brasil —  mesmo que com números residuais — e não sucumbir totalmente aos SUVs, como ocorreu com os hatches e monovolumes compactos nos últimos cinco anos.

LEIA MAIS

→ Kia apresenta elétrico EV6 com carregamento ultrarrápido


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás