Volvo FH 540 segue na liderança dos pesados e do mercado
Disputas acirradas pela conquista de clientes fazem parte do jogo no competitivo segmento de caminhões. Na categoria de médios, no entanto, o mercado parece preferir uma corrida monomarca, a da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
De acordo com ranking da Fenabrave, somente no mês passado, além de ter o Delivery 11.180 como o segundo mais vendido e na liderança na categoria, ao registrar 659 unidades entregues, outros dois modelos da fabricante, os Delivery 14.190 e 13.180, encabeçam a lista dos três caminhões médios mais vendidos no mês. Juntos, os veículos responderam por 76% do total de 1,14 mil unidades licenciadas no subsegmento em julho.
Dentre os pesados, onde a competição costuma ser vencida por diferenças de poucas unidades, o Volvo FH 540 colocou uma vantagem confortável. Em julho, os licenciamentos do modelo somaram 759 caminhões, volume que representou 13,4% em mercado de 5,6 mil emplacamentos. Com o desempenho, o carro-chefe da marca garantiu a liderança na categoria e das vendas totais de caminhões no mês, com quase 7% de participação.
Juntamente com o irmão Volvo FH 460, o quarto caminhão mais vendido em julho ao computar 450 emplacamentos, a fabricante de Curitiba (PR) encerra o mês com participação de 21,4% das entregas de pesados.
O Scania R450 busca não perder de vista o rival FH 540. As 572 unidades licenciadas em julho permitiram ao modelo preservar a vice-liderança na categoria de pesado, com 10,1% de participação, e ainda obter o terceiro lugar no ranking geral de mercado.
Encarra a lista dos cinco caminhões mais vendidos, o semipesados Constellation 24.280. O modelo tem um desempenho confortável na categoria. Apenas no mês passado, as 441 unidades emplacadas representaram participação de 14% em vendas totais de 3,1 mil licenciamentos.
Modelo | Unidades | Participação nas vendas na categoria (%)* | Participação nas vendas do mercado total (%)** | |
1º | Volvo FH 540 | 4.915 | 12,28 (Pesados) | 6,31 |
2º | Volkswagen Delivery 11.180 | 3.651 | 41,78 (Médios) | 4,69 |
3º | Scania R450 | 3.081 | 7,69 (Pesados) | 3,95 |
4º | DAF XF 530 | 2.979 | 7,44 (Pesados) | 3,82 |
5º | Volvo FH460 | 2.926 | 7,31 (Pesados) | 3,75 |
6º | Mercedes-Benz Accelo 1017 | 2.691 | 30,79 (Médios) | 3,45 |
7º | Volvo VM 290 | 2.606 | 11,66 (Semipesados) | 3,34 |
8º | Scania R460 | 2.124 | 5,30 (Pesados) | 2,72 |
9º | Scania R540 | 2.086 | 5,21 (Pesados) | 2,68 |
10º | DAF XF 480 | 2.076 | 5,18 (Pesados) | 2,66 |
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…