Autopeças

Divisão de reposição da Meritor cresceu 160% em cinco anos

Expectativa é encerrar 2021 com evolução média de 25% a 30%

A Meritor não tem do que reclamar do mercado de reposição no Brasil. Pelo contrário, o segmento, para o qual dispõe de 3 mil itens, só tem trazido boas notícias nos últimos cinco de seus 65 anos aqui. Sem citar valores, a empresa revela que as vendas cresceram 160% nos últimos cinco anos.

Até a comparação de 2020, quando o mundo passou a conviver com a pandemia da Covid-19, com 2019 mostra o vigor dos negócios  da divisão de aftermarket, ao registrar avanço de 34%. Este ano os gráficos continuam apontando para cima e a evolução após o primeiro semestre chegou a 63% ante os números de igual período do ano passado.

Gerson Backrany, gerente nacional de vendas do mercado de reposição da Meritor América do Sul, lembra que o índice de 2021 naturalmente reflete o volume reduzido de vendas da primeira metade de 2020, quando o setor automotivo foi fortemente afetado pelas medidas de isolamento social.

De qualquer forma, o executivo está otimista com potencial dos próximos meses.  “Acreditamos que o mercado se manterá em alta e prevemos crescer entre 25% e 30%”, arrisca o executivo, que interpreta que, indiretamente, a reposição tem sido favorecida pela pandemia e o ritmo ainda lento das linhas de produção frente a demanda global.

“Como há receio de faltar peças, os distribuidores estão preferindo reforçar os estoques e, assim, garantir o abastecimento futuro do mercado”.

Além da diversificação de produtos e linhas, a Backrany aponta como outro pilar para evolução do aftermarket, que responde por 7% a 8% do faturamento Meritor aqui, foi a readequação da estrutura comercial. Se em 2015 a empresa dispunha de duas centenas de distribuidores, agora são apenas 80, mas com 1.450 pontos de vendas esplhados por todo o País.

Essa rede responde por 75% do faturamento do aftermarket. Outros 18% são provenientes das exportações e ss 7% restantes envolvem entregas para as montadoras e aos concessionários de veículos.

LEIA MAIS

→ Meritor estima produção de eixos 90% maior em 2021

→ Meritor já fornece oficialmente eixo para o VW e-Delivery


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

“A GWM não está em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona”

Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…

% dias atrás

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás