Pouco mais de um ano depois de encerrar a oferta de seus carros de passeio na China, a Renault decidiu voltar ao maior mercado mundial de automóveis. Nesta segunda-feira, 9, a montadora anunciou a formação de joint venture com a Geely, maior grupo automotivo privado chinês, para o desenvolvimento, produção e vendas de modelos híbridos.
A ideia é que os produtos da nova empresa sejam destinados, em princípio, aos principais mercados asiáticos. Para isso, a parceria partirá das tecnologias e da grande estrutura industrial e cadeia de fornecedores da Geely na China. Lá, as empresas oferecerão carros híbridos sob a marca Renault, com a montadora francesa contribuindo com a estratégia de marca, marketing, canal e desenvolvimento de serviços.
Outra base de atuação e de produção da joint venture estará na Coreia do Sul, onde a Renault Samsung Motors tem mais de duas décadas.
O acordo prevê ainda que Renault e Geely explorem conjuntamente a produção para os mercados regionais de veículos derivados nas plataformas da Lynk & Co, marca de automóveis eletrificados criada pela Geely e por sua controlada Volvo há cinco anos e que está presente na Europa.
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A Renault desistiu de negociar seus carros de passeio da China em abril do ano passado para se dedicar apenas a veículos comerciais leves e elétricos. Até então, desde 2016 por meio da joint venture Dongfeng Renault Automotive, produzia localmente modelos como os SUV Captur e Koleos, além de transmissões.
A operação de comerciais leves segue com a Renault Brilliance Jinbei Automotive, incumbida da produção e vendas, enquanto o desenvolvimento da linha de veículos elétricos é atribuição das joint ventures eGT New Energy Automotive e Jiangxi Jiangling Group Electric Vehicle e, não está descartado, talvez da nova parceria com a Geely.
Foto: Divulgação