Produto

Skysphere antecipa visão da Audi sobre a mobilidade de luxo

Conceito elétrico tem opção de condução autônoma e entre-eixos variável

Não se trata do novo carro do Batman ou de um modelo destinado às peripécias do próximo filme do James Bond, absolutamente. O Skysphere Concept, na verdade, é um carro-conceito que a Audi exibirá pela primeira vez  na próxima sexta-feira, 13, na Semana do Carro de Monterey, Califórnia, Estados Unidos.

Só pelas fotos, divulgadas nesta quarta-feira, 11, já dá para ter boa noção do que o roadster revelará dos futuros carros da marca, seja pelas linhas e estilo ou pelas tecnologias que incorpora. O conversível é movido a eletricidade, tem opção de condução integralmente  autônoma e distância entre-eixos variável em 25 centímetros .

Com um toque de botão, o motorista pode escolher entre uma carro mais esportivo, ao optar pela distância entre-eixos menor, ou desfrutar do conforto de um grand turismo autônomo, de 5,19 metros. Neste caso, volante e pedais ficam ocultos e a cabine torna-se um espaço de convivência e lazer.

O palco de estreia do conceito se justifica. O Skysphere é um projeto do estúdio de design da Audi localizado em Malibu, na costa californiana. Segundo a montadora, o conversível tem proporções inspiradas no roadster Horch 853, criado na década de 30 e que tinha 5,20 metros de comprimento.

Mas, diferente do antecessor a combustão, o novo conversível de 1,8 mil quilos tem motor elétrico  de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque posicionado no eixo traseiro.  Os módulos da bateria são alocados atrás da cabine e entre os assentos no túnel central. A autonomia declarada pela Audi é de mais de 500 quilômetros no modo mais eficiente, segundo a norma WLTP.

Muitos das aspectos técnicos e estilísticos do Skkysphere estarão presentes em outros dois veículos conceito que serão apresentados pela montadora até 2022: o Grandsphere e Urbansphere.

Os nomes fazem referência à ideia de que o espaço que envolve os passageiros (“esfera”) está no centro dos projetos, já que os três veículos são desenvolvidos para a condução autônoma de nível 4. Nesse estágio, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar a condução totalmente ao carro e aproveitar o espaço da melhor maneira que imaginar.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás