Produto

Projeto leva ar-condicionado a energia solar ao carro-forte

Tecnologia inédita na indústria automotiva resulta de parceria entre Mercedes-Benz, Innovaklim e Grupo Preserve

Carro-forte do Grupo Preserve, empresa transportadora de valores, de Olinda (PE), ganhou o primeiro ar-condicionado automotivo do mundo 100% elétrico acionado por energia solar. O projeto inovador tem parceria com a Mercedes-Benz e a startup catarinense Innovaklim, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

O equipamento é ligado diretamente na bateria do veículo e aproveita a geração de energia de placas fotovoltaica e do alternador. A solução permitiu reduzir de 7% a 19% a emissão de carbono, além de economia de 80% no consumo de combustível em relação ao sistema de ar-condicionado convencional.

A princípio, a novidade foi desenvolvida para ser aplicada em carros-fortes, mas os testes nas operações do Grupo Preserve sinalizam potencial de uso em outros tipos de veículos pesados. Afinal, pelos resultados mostrados a solução reduz custos operacional, reforça conceito de sustentabilidade e aumenta conforto de motorista e passageiros.

“Essa solução em parceria está totalmente sintonizada com o nosso compromisso com o ecossistema do transporte responsável, trazendo ganhos de sustentabilidade, como também de eficiência e redução de custos operacionais para o cliente”, reforça em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

No apoio ao projeto, o carro-forte foi construído a partir do chassi 915 E, produto baseado no chassi de ônibus LO 916 e no caminhão Accelo 1016. Ao aliar as especificações técnicas dos veículos, a Mercedes-Benz desenvolveu plataforma especialmente voltada para atender ao segmento de transporte de valores.

De características únicas que conferem robustez e distribuição de peso equilibrada ao receber a blindagem, o 915 E sai de fábrica pronto para receber a carroceria para o mínimo de intervenção do implementador.

LEIA MAIS

→Transporte à prova de balas

→Grupo Protege inova com projeto de carro-forte 100% elétrico


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Morini anuncia início da montagem de motos em Manaus

A partir de kits CKD, serão fabricados três modelos: X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro…

% dias atrás

Bosch vai nacionalizar mais uma etapa do ESP, com produção da ECU em Campinas

Gáston Diaz Perez, CEO e presidente na América Latina, revela faturamento de R$ 10,8 bilhões…

% dias atrás

Alex Pereira é o novo diretor-gerente da SKF Brasil

Executivo será responsável pela Divisão Mercado Industrial

% dias atrás

Inmetro fará testes de eficiência energética no Campo de Provas de GM

A primeira rodada de avaliação contará com 27 modelos, um de cada montadora. Entre eles,…

% dias atrás

Randoncorp fatura R$ 3,2 bilhões no trimestre e cresce 25,8%

"Trabalhamos em diversas frentes para tornar a empresa cada vez mais forte e resiliente”, diz…

% dias atrás

Produção de veículos na Argentina fecha em alta de 9% no 1º quadrimestre

Ritmo das atividades acompanha momento positivo do mercado, que cresceu 77% no período

% dias atrás