Após 36 anos na empresa, dos quais 10 na presidência do Grupo Bosch América Latina, Besaliel Botelho, vai se aposentar em janeiro de 2022, quando passa a integrar o Conselho Consultivo da empresa na região. O novo presidente será Gastón Diaz Perez, 45 anos, que entrou na companhia por meio do programa de trainee executivo em 2000 e desenvolveu sua carreira internacional ocupando diferentes posições nas áreas financeiras e comerciais na Argentina, Espanha, Brasil e Alemanha.
A mudança na direção da Bosch envolveu longo período de planejamento, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira, 18, no qual a empresa destaca que “o futuro CEO chega com o desafio de continuar apoiando as transformações e mudanças estruturais que a companhia está passando tanto globalmente quanto regionalmente, além promover o desenvolvimento dos seus negócios em suas diversas áreas de atuação”.
Botelho, 62 anos, ingressou no grupo em 1985, atuando nas áreas comercial e de engenharia e desenvolvimento, sendo responsável por projetos locais e internacionais, dentre eles a introdução da tecnologia Flex Fuel. O executivo assumiu a direção da divisão de negócios de Powertrain em 1997 e, em 2006, passou a ser vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina, cargo que ocupou até outubro de 2011, quando assumiu a presidência do grupo na região.
Atual presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Botelho também é membro da MEI (movimento empresarial para inovação da CNI, Confereração Nacional da Indústria) e integra o conselho superior da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).
LEIA MAIS
→Bosch fornecerá compressores para células de combustível
→Magneto de Ouro, o prêmio da Bosch para os melhores fornecedores
Gastón Diaz Perez, por sua vez, é graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina, possuindo MBA em gestão pela Universidade Austral (IAE) em Buenos Aires. Nos anos recentes, ocupou a posição de presidente regional da Bosch na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e, desde julho de 2019, passou a integrar a direção da empresa como vice-presidente executivo da Bosch América Latina.
Fotos: Divulgação/Bosch