Itens são 65% mais leves do que os similares fabricados em aço
Com itens 65% mais leves do que os similares fabricados com aço, a Fras-le apresenta uma nova linha de produtos em materiais compósitos, a Fras-le Smart Composites, que chega ao mercado brasileiro para atender, inicialmente, o segmento rodoviário, com a oferta de suportes de para-lamas para semirreboques.
A expectativa é que até outubro, no máximo, 40% dos equipamentos do gênero produzidos pela Randon Implementos já estejam saindo da fábrica equipados com a nova tecnologia, que ao reduzir o peso das peças propicia diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de poluentes. A ideia é buscar novos parceiros no setor automotivo em um futuro próximo.
“Com esse movimento, a companhia acompanha o rumo das megatendências tecnológicas no setor de mobilidade e alinha seu portfólio aos compromissos públicos de sustentabilidade firmados com foco em ESG”, comentou o COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio Carvalho, ao apresentar a nova linha.
Os suportes de para-lamas fabricados em material compósito são classificados nas versões heavy duty e light duty. Segundo a Fras-le, os novos componentes passaram por rigorosos ensaios de durabilidade e, seja de forma estática ou dinâmica, apresentam desempenho superior aos postulantes em aço: “Por meio de uma furação simplificada, os suportes de para-lamas em compósitos facilitam o processo de montagem, não requerem pintura e não sofrem efeitos corrosivos”, garante a empresa.
O diretor-geral da Fras-le, Anderson Pontalti, informa que depois de tecnicamente habilitada, a concepção de novos produtos acontece de forma ágil, permitindo uma rápida expansão dentro do mercado automotivo. “O apelo em redução de massa, de forma competitiva e sustentável, vem alavancando grande interesse do mercado, já que novos desenvolvimentos são possíveis em períodos relativamente curtos, contando com toda estrutura do Centro Tecnológico Randon (CTR) para acelerar o processo de validação”, explica .
A habilitação da nova tecnologia iniciou-se em 2018, por meio de ações de inovação em produtos e desenvolvimentos de pesquisas no Instituto Hercílio Randon (IHR), com apoio do CTR. O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a estruturação da parte industrial. A linha de produtos Fras-le Smart Composites está estabelecida dentro do complexo industrial da Fras-le, em Caxias do Sul, RS.
Foto: Divulgação/Fras-le/Alex Batistel
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