Produto

Fras-le lança linha de produtos em materiais compósitos

Itens são 65% mais leves do que os similares fabricados em aço

Com itens 65% mais leves do que os similares fabricados com aço, a Fras-le apresenta uma nova linha de produtos em materiais compósitos, a Fras-le Smart Composites, que chega ao mercado brasileiro para atender, inicialmente, o segmento rodoviário, com a oferta de suportes de para-lamas para semirreboques.

A expectativa é que até outubro, no máximo, 40% dos equipamentos do gênero produzidos pela Randon Implementos já estejam saindo da fábrica equipados com a nova tecnologia, que ao reduzir o peso das peças propicia diminuição do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de poluentes. A ideia é buscar novos parceiros no setor automotivo em um futuro próximo.

“Com esse movimento, a companhia acompanha o rumo das megatendências tecnológicas no setor de mobilidade e alinha seu portfólio aos compromissos públicos de sustentabilidade firmados com foco em ESG”, comentou o COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio Carvalho, ao apresentar a nova linha.

Os suportes de para-lamas fabricados em material compósito são classificados nas versões heavy duty e light duty. Segundo a Fras-le, os novos componentes passaram por rigorosos ensaios de durabilidade e, seja de forma estática ou dinâmica, apresentam desempenho superior aos postulantes em aço: “Por meio de uma furação simplificada, os suportes de para-lamas em compósitos facilitam o processo de montagem, não requerem pintura e não sofrem efeitos corrosivos”, garante a empresa.

O diretor-geral da Fras-le, Anderson Pontalti, informa que depois de tecnicamente habilitada, a concepção de novos produtos acontece de forma ágil, permitindo uma rápida expansão dentro do mercado automotivo. “O apelo em redução de massa, de forma competitiva e sustentável, vem alavancando grande interesse do mercado, já que novos desenvolvimentos são possíveis em períodos relativamente curtos, contando com toda estrutura do Centro Tecnológico Randon (CTR) para acelerar o processo de validação”, explica .

A habilitação da nova tecnologia iniciou-se em 2018, por meio de ações de inovação em produtos e desenvolvimentos de pesquisas no Instituto Hercílio Randon (IHR), com apoio do CTR. O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a estruturação da parte industrial. A linha de produtos Fras-le Smart Composites está estabelecida dentro do complexo industrial da Fras-le, em Caxias do Sul, RS.


Foto: Divulgação/Fras-le/Alex Batistel

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás