Parceria da DHL Supply Chain com o Grupo Boticário coloca em ação entregas de mercadorias com veículos elétricos. A principio, o projeto começa abastecendo as lojas de rua e dos centros comerciais da cidade de São Paulo. Porém, avançará para todas as capitais do País até 2025.
Assim, a iniciativa busca zerar as emissões nas operações de distribuição urbana para a rede de varejo da Boticário. Pelos cálculos da DHL, a partir do ano que vem mais de 48 toneladas de gases deixarão de ser despejadas na atmosfera com o projeto.
Para a parceria, a operadora logística colocará uma frota inicial dedicada de 14 veículos, dentre pequenos furgões e caminhões VUCs. Os produtos saem de um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA). Em seguida, partem para um hub de consolidação de carga da DHL na Grande São Paulo. De lá, a mercadoria embarca nos elétricos com destino a uma rede de 280 lojas da capital paulista.
“O uso de veículos elétricos traz muitas vantagens, como menor geração de ruído, liberação de restrições de circulação e, claro, a não emissão de gases, o que reduz, assim, a pegada de carbono das organizações”, resume Gabriela Guimarães, vice-presidente de Retail, E-commerce e Services Logistics da DHL Supply Chain.
O projeto prevê ainda colocar foco na diversidade ao intensificar a formação de mulheres motoristas para a operação das entregas.
Atualmente, a DHL Supply Chain tem uma frota elétrica com 60 veículos no Brasil, dentre furgões e um caminhão elétrico, que atua nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Nos próximos doze meses, a companhia planeja adquirir mais 200 veículos elétricos para as operações logísticas no País.
LEIA MAIS
→Veículos elétricos serão maioria da frota DHL até 2030
Foto: DHL/Divulgação