Produto

Renault Duster sai de teste do Latin NCAP sem estrelas

Entidade definiu como decepcionantes os resultados obtidos nas avaliações de impacto

As mais recentes avaliações de segurança do Latin NCAP, o Programa de Avaliações de Veículos Novos para América Latina e Caribe, foram consideradas decepcionantes pela entidade independente. Dessa vez, Renault Duster e Suzuki Swift (não oferecido oficialmente no Brasil desde 2017) saíram dos testes de impacto sem nota, dentre as cinco estrelas possíveis no resultado.

A entidade submeteu às avaliações um modelo básico do Duster, equipado com dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). A partir dos testes de impacto, o SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.

De acordo com o Latin NCAP, a oferta do modelo da Renault produzido no Brasil e exportado para mercado da América Latina não oferece airbags laterais e proteção lateral de cabeça, itens encontrados no modelo vendido na Europa sob a marca Dacia.

Além disso, no teste de impacto frontal, a entidade detectou estrutura instável, perda de combustível e abertura de porta. Como solução, o programa recomenda ações da Renault para sanar as consequências eventuais provenientes de uma colisão.

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador”, observa em nota Alejandro Furas, secretário-Geral do Latin NCAP. “Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe devem exigir sem ter que pagar a mais.”

A que parece, no entanto, há um descompasso evolutivo. Desde o ano passado, o Latin NCAP adotou novo protocolo mais rígido para as avaliações. Em comunicado a Renault argumenta que o modelo testado agora é “exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”, daí “os resultados são diferentes”.

A Renault reforça que o Duster “cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos”. Considera ainda que, assim como “houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.”

Stephan Brodziak, presidente do Conselho do Latin NCAP, é incisivo na questão. “É muito discriminador que, após mais de 10 anos avaliando o desempenho de segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, continuemos a ver carros zero estrela. Em termos de segurança veicular, ainda somos tratados como cidadãos de segunda classe apenas para que alguns fabricantes possam economizar dinheiro na produção de veículos.”


Foto e vídeo: Latin NCAP/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás