Produto

Renault Duster sai de teste do Latin NCAP sem estrelas

Entidade definiu como decepcionantes os resultados obtidos nas avaliações de impacto

As mais recentes avaliações de segurança do Latin NCAP, o Programa de Avaliações de Veículos Novos para América Latina e Caribe, foram consideradas decepcionantes pela entidade independente. Dessa vez, Renault Duster e Suzuki Swift (não oferecido oficialmente no Brasil desde 2017) saíram dos testes de impacto sem nota, dentre as cinco estrelas possíveis no resultado.

A entidade submeteu às avaliações um modelo básico do Duster, equipado com dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). A partir dos testes de impacto, o SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.

De acordo com o Latin NCAP, a oferta do modelo da Renault produzido no Brasil e exportado para mercado da América Latina não oferece airbags laterais e proteção lateral de cabeça, itens encontrados no modelo vendido na Europa sob a marca Dacia.

Além disso, no teste de impacto frontal, a entidade detectou estrutura instável, perda de combustível e abertura de porta. Como solução, o programa recomenda ações da Renault para sanar as consequências eventuais provenientes de uma colisão.

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador”, observa em nota Alejandro Furas, secretário-Geral do Latin NCAP. “Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. A segurança básica dos veículos, padrão em mercados de economias maduras, é um direito que os consumidores da América Latina e do Caribe devem exigir sem ter que pagar a mais.”

A que parece, no entanto, há um descompasso evolutivo. Desde o ano passado, o Latin NCAP adotou novo protocolo mais rígido para as avaliações. Em comunicado a Renault argumenta que o modelo testado agora é “exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”, daí “os resultados são diferentes”.

A Renault reforça que o Duster “cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos”. Considera ainda que, assim como “houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.”

Stephan Brodziak, presidente do Conselho do Latin NCAP, é incisivo na questão. “É muito discriminador que, após mais de 10 anos avaliando o desempenho de segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, continuemos a ver carros zero estrela. Em termos de segurança veicular, ainda somos tratados como cidadãos de segunda classe apenas para que alguns fabricantes possam economizar dinheiro na produção de veículos.”


Foto e vídeo: Latin NCAP/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás