Produto

Sem produção, GM vai adiar entrega do Chevrolet Bolt no Brasil

Montadora manterá linhas paralisadas nos Estados Unidos por duas semanas devido a baterias defeituosas

Os primeiros compradores brasileiros do Chevrolet Bolt 2022 terão de esperar mais um pouco para receber seus veículos e circular com a versão 2022 por aí. A General Motors confirmou nesta quinta-feira, 2, que o cronograma de chegada às concessionárias de seu carro elétrico será modificado.

“As recentes alterações na cadência de produção impactam o cronograma de fornecimento e comercialização do novo modelo no mercado brasileiro”, afirmou a montadora, referindo-se à paralisação de  pelo menos 15 dias iniciada esta semana na fábrica de Orion, Michigan, única base produtiva do modelo nos Estados Unidos.

Apresentada no começo de agosto, a segunda geração do modelo está prevista para aportas nos showrooms de 79 revendas em setembro.

LEIA MAIS

→ GM interrompe produção do elétrico Bolt nos Estados Unidos

A montadora resolveu interromper a produção do modelo em decorrência de falhas nas baterias fornecidas pela LG Chem. Segundo e GM, há registros de que dez unidades do Bolt, em vários mercados, pegaram fogo por problemas no componente responsável pela energia que alimenta o motor elétrico de propulsão.

“O Novo Bolt será comercializado no Brasil com os módulos de baterias de alta voltagem já em conformidade”, alerta a GM do Brasil, que, desde que começou a ser vendido aqui, no começo do ano passado, negociou mais de duas centenas do elétrico.

Essa frota é apenas uma pequena fração dos quase 142 mil Bolt vendidos em todo o mundo, desde seu lançamento, e que, nos últimos dois meses, foram convocados para substituição das baterias. Estimativas iniciais apontam que a operação deve custar US$ 1,8 bilhão à GM,  que também busca  compartilhar a despesa com a LG Chem.

As unidades vendidas aqui, todas na primeira geração, foram fabricadas entre junho de 2019 e junho de 2020. A subsidiária brasileira da GM diz que o risco de incêndio se dá somente durante o processo de carregamento ou com a bateria carregada totalmente ou próxima do limite.

Por isso, enquanto não dispuser de novas baterias para substituição, a rede Chevrolet mexerá na configuração do sistema para limitar o carregamento a até 90% da capacidade da bateria.

O Bolt é montado sobre aBEV2, plataforma da GM dedicada a veículos elétricos, e foi exibido ao púlbio pela primeira vez no Salão de Detroit, em 2015. A produção, porém ,começou somente no ano seguinte.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás