Sem categoria

Megane e-tech Electric estreia no Salão de Munique

Hatch começa a ser vendido na Europa no primeiro bimestre de 2022

A Renault apresentou no Salão de Munique, Alemanha, na terça-feira, 7, o Megane e-tech Electric. O novo carro  da marca francesa é fabricado sobre a plataforma CMF-EV, a mesma do já conhecido Ariya, modelo da parceira global Nissan. “O Novo Megane encarna a revolução elétrica que a Renault iniciou há dez anos. Democratizando a tecnologia elétrica”, afirmou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

O modelo, que começa a ser vendido na Europa no primeiro bimestre de 2022, é fabricado na planta de Douai França, onde está a ElectriCity, polo industrial elétrico recentemente criado pela Renault e que tem por meta produção anual de 400 mil veículos elétricos. O entre-eixos do hatch é de 2,70 m, para o comprimento total de 4,21 m.

A bateria tem apenas 110 mm de espessura — 1.960 mm de comprimento e 1.450 mm de largura —, 40% a menos que a da bateria do Zoes, o que permitiu à engenharia da montadora montar os módulos de forma que o centro de gravidade do carro  seja 90 mm mais baixo se comparado ao do modelo a combustão interna.

Toda a iluminação do Novo Megane é integralmente em LED e inaugura assinaturas luminosas inéditas na marca. Os faróis têm sistema automático de comuntação baixo-alto e se adapta também à chuva e neblina.

Uma curiosidade: apesar de serem embutidas, automaticamente as maçanetas das portas se projetam para fora quando o motorista ou passageiro dianteiro se aproximam ou quando o veículo é destravado Dois minutos depois de o carro estivar em movimento ou estacionado, elas retornam à posição original .

Por dentro, a Renault destaca, além do espaço interno, a OpenR, que assegura ser a maior tela do segmento e que foi mostrada até então em carros-conceito da empresa. O display único é recoberto por uma superfície de vidro e tem área de 321 cm² para a tela de 12,3 polegadas do painel de instrumentos e 453 cm² para a tela multimídia de 12 polegadas.

LEIA MAIS

→ Renault voltará à China com híbridos

A conectividade, claro, é outro ponto forte do modelo. O sistema OpenR Link, baseado no sistema operacional Android e com atualização over-the-air, integra todas as funções que podem ser encontradas em um smartphone ou tablet, sendo totalmente integrado no ecossistema digital do usuário.

Assim como em um tablet, ele é operado com um dedo (toque curto, toque longo, deslizar), vários dedos (pinçar ou aumentar) ou por meio de voz.

O Electric é movido por motores de 96 kW (130 cv) e 250 Nm e 160 kW (218 cv) e 300 Nm, fabricados em Cléon, França, e também no Japão, mas neste caso para uso da Nissan. Pesa 145 quilos incluindo a transmissão, 10% a menos do que o atual conjunto do Zoe.

A melhor aceleração do hatch de 0 a 100 km/h é de 7,4 segundos e a condução pode ser nos modos pré-programados Eco, Confort e Spor, além do personalisável MySense. A troca entre eles também ocorre por comando de voz. O modelo tem 26 sistemas de assistência ao motorista, seja para condução, estacionamento e segurança.

As baterias de 40kWh têm autonomia estimada em 300 km e asde  60 kWh de até 470 km. Mas o Megane tem ainda sistema com quatro níveis de regeneração de energia em frenagens para otimizar seu uso. A garantia das baterias é de 8 anos e a Renault se compromete a trocá-las  gratuitamente neste período, caso sofram deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade.

Podem ser recarregadas em uma tomada doméstica (10A/2,3 kW monofásico) e terminais públicos, que permitem recuperar até 160 km em 1 hora (32A/22 kW trifásico).  Conforme a versão, também são compatíveis com recarga em corrente continuade até 130 kW, assim como tomadas de recarga rápida em estradas, podendo recuperar até 300 km em 30 minutos, de acordo com o ciclo WLTP.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás