Produto

Iveco lança Tector para coleta de resíduos

Versão surge como o único do segmento com câmbio automatizado e promessa de economia de 20% no consumo

A Iveco passou a ter no portfólio versão para atender às atividades de limpeza urbana com o lançamento do Tector AutoShift Coletor. A novidade ingressa no segmento como a única a oferecer câmbio automatizado. De acordo com a marca, o lançamento foi desenvolvido em parceria com cliente em operações reais.

Para chegar ao produto, diversos reforços e ajustes técnicos foram realizados. A transmissão, fornecida pela Eaton, tem 10 velocidades e segue com conjunto de funções já oferecidas nas versões caminhões rodoviários, casos de assistência de manobra e de partida em rampa, trocas de marchas inteligente de acordo com velocidade, peso e relevo, além de duas marchas à ré. Completa o trem de força o motor da FPT com 300 cv e torque de 1.050 Nm (107 kgfm), bem como pode ser 4×2 ou 6×2.

A Iveco garante que a nova opção é capaz de proporcionar redução no consumo de combustível de até 20% se comparado aos caminhões dotados de transmissão automática.

Segundo a fabricante, o Tector AutoShift Coletor segue estratégia de aproveitar oportunidades em nichos de mercado, no caso de 1 mil a 1,5 mil unidades por ano. “É um produto inédito, desenvolvido e testado especialmente para a missão, fácil de conduzir e que traz rentabilidade. Confiamos em ter ao menos 10% de participação em pouco tempo”, estima Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, que adianta já ter 20 unidades produzidas já negociadas.

A novidade da Iveco coincide ainda com momento no qual a empresa colhe anota bons resultados. Baseado nos números da Anfavea, nos primeiros oito meses do ano, a fabricante negociou 8,1 mil caminhões e comerciais leves da linha Daily, volume que representou crescimento de 64,3% em relação ao desempenho no mesmo período do ano passado.

Atrás do objetivo de manter em alta a operação, a fabricante aproveita para revelar parte dos próximos passos. A começar pela produção dos motores Euro 6 para a linha Daily, com lançamento previsto para janeiro do ano que vem. A FPT, a fabricante de motores da CNH Industrial, está debruçada no projeto, atualmente em fase prototipagem.

Depois, a companhia passa a trabalhar no programa que chamou de Brasil Natural Power, eixo que colocará a opção de transporte a gás natural no negócio da Iveco no País.

“O veículo a gás faz parte da estratégia. O lançamento, no entanto, tem de estar 100% adequado à realidade brasileira”, conta Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América do Sul. “Surgirá no momento certo, mesmo porque não se trata apenas do produto, mas de um conceito de negócio, com alianças entre empresas para se tornar rentável.”

A Iveco ainda segue com a expansão da rede de concessionárias. A meta é saltar dos atuais 80 pontos para 100 casas até o fim do ano ou início de 2022. Com isso, a marca terá presença de venda e pós-venda em todos os estados do País.

LEIA MAIS

→Novo Daily Minibus principia expansão do portfólio da Iveco Bus

→Iveco lança versão do Daily com foco no e-commerce

→Iveco em momento mágico


Foto: Iveco\Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás