Indústria

Lat.Bus 2021 começa sob perspectiva otimista

Apesar da continuidade do ambiente desafiador, atores do segmento de ônibus já enxergam alguma recuperação

A perda de passageiros do ônibus nas últimas décadas já supera 70%. De acordo com dados da NTU, Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, se anos 1990, o sistema transportava, em média, 631 mil pessoas/dia, hoje a embarca em torno de 168 mil.

Com a pandemia, o cenário ficou ainda pior, chegando a tirar 80% da frota de circulação em alguns momentos, como os picos de março e abril do ano passado. O cenário, no entanto, tende a começar a mudar para uma trajetória de recuperação.

Pelo é menos é assim que enxergam fabricantes e representantes do setor que nos próximos três dias estarão reunidos, de maneira virtual, do Seminário NTU e Lat.Bus 2021.

“Ainda estamos muito abaixo de um mercado que já foi de 30 mil ônibus. Nossa previsão para 2021 é de registrar 16 mil unidades. Mas uma boa chance de recuperação a partir de agora, principalmente devido ao avanço da vacinação, que permitirá às pessoas voltarem a circular e viajar”, resumiu Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, durante conferência de imprensa do evento, na segunda-feira, 20.

A avaliação do representante da Anfavea, também ecoa na do presidente da Fabus, a associação dos fabricantes de ônibus, Ruben Bisi. O dirigente reforça a perspectiva de recuperação, porém, se mantém cauteloso diante de um cenário ainda repleto de dificuldades.

“Temos certamente pela frente a volta das viagens, mais uma rodada do Caminho da Escola e a estimativa de crescimento da economia”, enumera Bisi. “Mas também, muitas empresas ficaram inadimplentes durante a pandemia, o que dificulta crédito, os preços dos insumos aumentaram, como também o diesel ficou mais caro, o que encarece a operação sem contrapartidas em muitos modelos de contratação do serviço no País.”

Para os temas que envolvem o negócio de ônibus, o evento elaborou extensa programação de debates e palestras para os dias 21, 22 e 23. As sessões serão transmitidas ao vivo pela plataforma (https://amppexperience.com.br/lat-bus-2021/) criada especialmente pela organização. Basta cadastro para o acesso.

Além dos ônibus em pauta nas discussões, as fabricantes de chassis mostram as mais recentes novidades que apoiarão os operadores na vislumbrada retomada. Afinal, o argumento é de que veículos novos são capazes de entregar mais rentabilidade e menos custos operacionais.

A Scania leva para a feira uma abordagem sustentável baseada no transporte a gás. A empresa tem produtos urbanos e rodoviários na prateleira com a promessa de redução de 30% a 40% nos custos da operação.

“As possibilidades de negócios continuam se ampliando. Se fossemos contar somente as consultas de clientes, teríamos volume suficiente para fechar um ano de produção de ônibus a gás”, conta Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

Produto limpo também é a estrela principal da Mercedes-Benz no evento com o eO500U, o chassi elétrico que a marca começará a produzir em São Bernardo do Campo (SP) o ano que vem.

No entanto, a fabricante não perde de vista demanda mais urgente e tradicionais, como o chassi OF 1621 desenvolvido exclusivamente para fretamento e o O500 Super Padron, veículos que surge como alternativa a modelos articulados que ficaram grandes em determinadas operações.

Somado aos produtos, a Mercedes-Benz anuncia serviço de telemetria dedicados aos ônibus. A partir do ano que vem, o operador terá à disposição sistema de monitoramento e diagnose em tempo real.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz apresenta chassi elétrico para ônibus urbano

→Mercedes-Benz estreia opção de ônibus urbano de 14 metros

Na Iveco, a empresa a aproveita a feira para ampliar portfólio com o lançamento do 10-190, chassi para micro-ônibus para aplicações urbanas, turismo e fretamento. Um dos destaques do produto é o motor com 190 cv, o mais potente da categoria no mercado nacional, o câmbio de seis marchas, também único no segmento.

O veículo surge como mais um ingrediente na estratégia de empresa em providenciar ofertas onde a Iveco Bus não está presente. “Seguimos plano de reforçar atenção ao cliente com o aumento de capilaridade da rede, garantir de opções de financiamento e, como uma das prioridades lançamento de produtos. É o aumento do portfólio que permitirá crescimento de participação,”, resume Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina.

LEIA MAIS

→Novo Daily Minibus principia expansão do portfólio da Iveco Bus

No estande virtual da Volvo, além dos recentes chassis rodoviários, B420R+ e B450R+, a fabricante lança serviço pioneiro de assinatura de ônibus. De acordo Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services (VFS) no Brasil, A novidade é indicada para negócios com contratos pré-determinados. “Nas operações de fretamento contínuo, por exemplo, é comum trabalhar com períodos definidos pela empresa contratante.”

Oferecido a operadores rodoviários de linhas regulares, o arrendamento mercantil chega com opções de contrato de 24, 36 ou 60 meses. O valor da mensalidade é fixo e inclui custos de emplacamento e manutenção. Ao fim do período, o empresário tem a possibilidade de comprar o veículo ou mesmo devolver ao fabricante.

LEIA MAIS

→Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário

Da parte da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o transportador de passageiro passa a ter a oferta do 10.160. O chassi foi desenvolvido em parceria com a rede e os encarroçadores para, inicialmente, ter uma configuração padrão de 36 passageiros. A ideia é uma opção para ser entregue de maneira mais rápida.

A fabricante de Resende (RJ) também trouxe como destaques o recente 15.190, chassi urbano com suspensão pneumática como opção ao ônibus de 17 toneladas, e o 22.280, veículos de três eixos que se mostra alternativa para operações onde os articulados ficaram superdimensionados.

LEIA MAIS

→VWCO inicia testes do Volksbus 22.280 de 15 metros

→Família de chassi urbano da VWCO cresce com o Volksbus 15.190


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás