Com sete opções de motores eletrônicos Euro V destinados ao segmento, a Cummins ampliou significativamente sua participação no mercado brasileiro de ônibus. A empresa divulgou nesta quarta-feira, 22, que o market share da marca saltou de 17,9% no primeiro semestre de 2020 para 32,4% no mesmo período deste ano.
O desempenho positivo é atribuído pela empresa a alguns fatores, dentre os quais o desenvolvimento de motores sob medida e o suporte avançado de engenharia para integração em todos os processos de produção, incluindo a contribuição e o know how com o ciclo da operação.
A fabricante atua no segmento com os modelos ISF 2.8, ISF 3.8, ISB 4.5, ISB 5.9, ISB 6.7, ISL 8.3 e ISL, de 9 litros, oferecendo solução integrada de motores, componentes (turbos, filtros) e sistemas de pós-tratamento, que propicia um maior intervalo de manutenção, além de redução do consumo de combustível e níveis de emissões.
Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, destaca que o desenvolvimento sob medida para o segmento de ônibus considera, principalmente, o ciclo de operação dos veículos no caso do transporte urbano, de embarque e de desembarque:
“Nesse caso, a resposta do motor precisa ser mais rápida na saída, oferecendo melhor dirigibilidade para o motorista e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, isentando ainda o equipamento com aquela sensação de trepidação”, comenta o executivo.
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Para garantir tal desempenho, a companhia oferece a solução de turbocompressor da Cummins Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estagio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro para aplicações de ônibus urbanos, capaz ainda de suportar altas altitudes acima de 2 mil metros.
Tem ainda a tecnologia de dois estágios, disponível atualmente na versão ISF 3.8 e opcional nas demais, que integra o processo de calibração do motor e reduz o desgaste de peças, reduzindo gastos com manutenção.
Foto: Divulgação/Cummins
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