Empresa

Cummins amplia participação no segmento de ônibus

Índice chegou a 32,4% no primeiro semestre deste ano, ante os 17,9% do mesmo período de 2020

Com sete opções de motores eletrônicos Euro V destinados ao segmento, a Cummins ampliou significativamente sua participação no mercado brasileiro de ônibus. A empresa divulgou nesta quarta-feira, 22, que o market share da marca saltou de 17,9% no primeiro semestre de 2020 para 32,4% no mesmo período deste ano.

O desempenho positivo é atribuído pela empresa a alguns fatores, dentre os quais o desenvolvimento de motores sob medida e o suporte avançado de engenharia para integração em todos os processos de produção, incluindo a contribuição e o know how com o ciclo da operação.

A fabricante atua no segmento com os modelos ISF 2.8, ISF 3.8, ISB 4.5, ISB 5.9, ISB 6.7, ISL 8.3 e ISL, de 9 litros, oferecendo solução integrada de motores, componentes (turbos, filtros) e sistemas de pós-tratamento, que propicia um maior intervalo de manutenção, além de redução do consumo de combustível e níveis de emissões.

Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, destaca que o desenvolvimento sob medida para o segmento de ônibus considera, principalmente, o ciclo de operação dos veículos no caso do transporte urbano, de embarque e de desembarque:

“Nesse caso, a resposta do motor precisa ser mais rápida na saída, oferecendo melhor dirigibilidade para o motorista e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, isentando ainda o equipamento com aquela sensação de trepidação”, comenta o executivo.

LEIA MAIS

Cummins abre 60 vagas para estágio

Para garantir tal desempenho, a companhia oferece a solução de turbocompressor da Cummins Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estagio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro para aplicações de ônibus urbanos, capaz ainda de suportar altas altitudes acima de 2 mil metros.

Tem ainda a tecnologia de dois estágios, disponível atualmente na versão ISF 3.8 e opcional nas demais, que integra o processo de calibração do motor e reduz o desgaste de peças, reduzindo gastos com manutenção.


Foto: Divulgação/Cummins

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás