BZL Electric foi desenvolvido para ser mais de 90% reciclável
A Volvo Buses apresentou na Europa o BZL Eletric, novo chassi com missão de ser plataforma para atender à demanda do transporte público global. A fabricante avalia que a eletromobilidade está em expansão e deverá crescer ainda mais rápido nos próximos anos.
Para o modelo a empresa não pretende entregar somente uma solução limpa e de baixo ruído para os sistemas, mas também um produto concebido para cumprir um ciclo de vida sustentável. Assim, o BZL Electric será mais de 90% reciclável.
“Isso significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais,” afirma Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.
O novo chassi aceita carrocerias de um ou dois pisos. De acordo com a Volvo, além de todos os componentes da plataforma e do chassi serem produzidos pela fabricante, parcerias com diversos encarroçadores ao redor do mundo foram estabelecidas para preservar qualidade.
O BZL Electric pode ser construído com um ou dois motores elétricos de 200 kW cada associados a uma transmissão automatizada de duas marchas. Caso saia de fábrica com duas unidades propulsoras, o veículo entrega potência equivalente a 540 cv. Para a marca, capacidade para operar sob qualquer condição de relevo.
O novo chassi pode ser recarregado tanto em sistema DC, de carga rápida com potência máxima de 300 kW, quanto CCS, com carga de 150 kW. A capacidade de armazenamento de energia é de até 470 kWh.
Como recursos de segurança, a Volvo Buses incorporou recursos digitais como o Bus Connect. Uma das funções do aplicativo é a Gestão de Zonas Seguras, o que permite ao operador definir áreas de segurança nas quais a velocidade máxima do ônibus é limitada, por exemplo, próximo a escolas ou em terminais.
“Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade,” resume Anna.
LEIA MAIS
→Volvo aprimora linha de ônibus rodoviário
→Daimler, Traton e Volvo juntas em infraestrutura para o transporte eletrificado
→Caminhões elétricos da Volvo alertam presença no trânsito
Foto: Volvo Buses/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.