Produto

VW mostra os elétricos ID.3 e ID.4 para clientes da América Latina

Ainda sem data de lançamento, modelos já estão no Brasil e na Argentina para participar de clínicas e test-drives

Com autonomia de até 550 km e potência máxima de 299 cv, os elétricos ID.3 e ID.4 foram apresentados aos clientes da América Latina em evento online realizado na noite desta terça-feira, 28. O CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, destacou que essa família representa o que há de mais moderno em eletrificação da marca no mundo, mas adintou que ainda não há data prevista de lançamento na região.

“Trouxemos algumas unidades para o Brasil e para a Argentina, onde realizaremos clínicas com clientes e jornalistas, que poderão testar os modelos”, explicou o executivo, lembrando que eles já são sucesso em da Europa, nos Estados Unidos e na China.

A apresentação regional da família ID. é parte da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. “Modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. Teremos muitas novidades em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, destacou Di Si.

As ações da montadora na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. Este ano foi apresentado o e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país que conta com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo.

Di Si também lembrou por ocasião da apresentação da família ID. que o Brasil foi escolhido recentemente para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Etanol e Biocombustíveis para mercados emergentes. Também participou do evento o presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de vendas e marketing para a América do Sul, Thomas Owsianski.

Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, o que permite um melhor aproveitamento do habitáculo.

Marco Pavone, líder mundial de design de exterior da Volkswagen, que teve participação direta na criação dos dois modelos, diz que um dos desafios do projeto foi fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão:

“E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás