Mercado

Consórcio libera R$ 30,8 bilhões até agosto para compra de veículos

Valor é 25,8% superior ao do mesmo período de 2020, contemplando leves, pesados e motos

O sistema do consórcio, um dos menos afetados pela pandemia da Covid-19 em 2020, segue com números cada vez mais positivos este ano. Só no segmento de veículos, que contempla leves, pesados e motocicletas, as administradoras liberaram R$ 30,8 bilhões entre janeiro e agosto, valor que representa crescimento de 25,8% sobre os R$ 24,5 bilhões de idêntico período do ano passado.

Todos os dados ligados a veículos são positivos. A venda de novas cotas cresceu 21,9% no mesmo comparativo, atingindo 1,84 milhão de adesões este ano, e o volume de créditos comercializados teve alta ainda maior, de 46,4%, chegando a R$ 82 bilhões no acumulado dos oito meses.

Esse acréscimo reflete o aumento generalizado nos preços dos veículos, principalmente no tíquete médio dos pesados. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 30, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, o tíquete médio dos pesados (caminhões, ônibus e implementos) evoluiu 25,% no comparativo anual, passando de R$ 205,4 mil em 2020 para R$ 256,89 mil este ano.

No caso dos automóveis e comerciais leves, a alta foi bem menor, na faixa de 3,5%. Passou de R$ 49 mil para R$ 50,8 mil. Foram comercializados R$ 48,56 bilhões em créditos contratados por consorciados interessados em veículos leves – crescimento de 35,85 – e R$ 6,67 bilhões em pesados – expansão de 45,6%.

Considerando todo o segmento veicular, foram contemplados 796,2 mil consorciados este ano, com expansão de 15% sobre igual intervalo de 2020 (692,10 mil). O número de participantes saltou de 6,26 milhões para 6,66 milhões em um ano, acréscimo de 6,4%.

O presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, comemora os bons resultados do setor, destacando que o sistema de consórcios vem contribindo para o crescimento da economia. Ele destaca particulamente o mercado de motos, informando que o consórcio, nesse caso, foi responsável por 52,7% das vendas nos primeiros oito meses do ano.


Foto: Pixabay

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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