Mercado

Fiat e VW se mantêm no topo em setembro. GM retoma 3º lugar.

Após reativar linha do Onix em agosto, marca Chevrolet começa a recuperar terreno perdido

A Fiat e a Volkswagen mantiveram as duas posições no ranking das marcas mais vendidas em setembro, mesmo posição que também ocupam no acumulado do ano. A General Motors, que chegou a ocupar a sétima colocação em meados do ano por causa da paralisação das suas operações em Gravataí, RS, aparece em terceiro lugar, posição que vinha ocupando até abril.

Vale lembrar que a Chevrolet vinha dominando o mercado nos últimos anos e fechou 2020 na liderança. Só que entre abril e agosto a GM paralisou por completo suas operações de Gravataí, RS, onde produz a nova geração do Onix, deixando a rede sem o produto que é seu carro-chefe. Agora a marca tenta recuperar terreno perdido e já anunciou que a partir deste mês todas as suas fábricas estarão operando em dois turnos.

As vendas da Fiat totalizaram 29 mil unidades em setembro, o equivalente a uma participação de 20,3%, A Volkswagen emplacou quase 21 mil unidades, com penetração de 14,7%. A Chevrolet, por sua vez, atingiu 18 mil licenciamentos, fatia de 12,6%. No total, foram emplacados em setembro 143,1 mil automóveis e comerciais leves, volume 6% inferior ao de agosto (149 mil)

LEIA MAIS

A crítica situação da rede Chevrolet e a saída de Zarlenga da GM

Na Fiat, 1,8 mil trabalhadores entram em lay-off na segunda-feira

Renault abre PDV para 250 trabalhadores no Paraná

Na sequência do ranking por marcas do mês passado vêm Hyundai (1,5 mil unidades e participação de 10,1%), Toyota (12,5 mil e 8,8%), Jeep (11,4 mil e 8%), Honda (7,7 mil e 5,4%) e Renault (5,7 mil e 4%). No ranking do acumulado do ano as seis marcas mais vendidas e suas respectivas participações são Fiat (22,7%), Volkswagen (15,5%), Chevrolet (10,9%), Hyundai (9,5%), Toyota (8,6%) e Jeep (7,6%).

Apesar de a GM ter sido a mais atingida até agora pela falta de semicondutores, todas as montadoras vêm enfrentando dificuldades em maior ou menor proporção. Fiat e Renault  acabam de fechar acordo para implantação de lay-off e também PDV, Programa de Demissão Voluntária) no caso da marca francesa, por causa desse problema.

Nesse contexto todo, a empresa que tem se saído melhor e ganhado mais espaço é a Stellantis, conglomerado oficializado no início deste ano que reúne Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, dentre outras marcas. O grupo acumulou 485,5 mil emplacamento no Brasil de janeiro a setembro, com 32,9% de participação, ou seja, responde por praticamente 1/3 do mercado local.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás