Vendas seguem em queda e devem encerrar 2021 com volume próximo do registrado no ano passado
Diferentemente do ambiente de negócios de caminhões, as vendas de ônibus seguem reprimidas. Conforme os dados da Fenabrave, apresentados na segunda-feira, 4, em setembro os licenciamentos somaram pouco mais de 1,1 mil unidades, volume que representou quedas de 28,4% em relação a agosto, com 1,6 mil emplacamentos, e de 24,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 1,5 mil unidades.
Com o desempenho de setembro, o mercado encerra os oito primeiros meses com 13,6 mil ônibus emplacados. O volume do acumulado ao menos registrou alta de 4,4% em relação ao de um ano atrás, de 13 mil licenciamentos.
Segundo avalia a Fenabrave, os operadores do transporte de passageiros permanecem cautelosos antes de voltar às compras. “É o segmento com o menor índice de crescimento em relação a 2020, o que é compreensível em função da pandemia e das restrições de circulação que vigoraram no primeiro semestre de 2021”, observa em nota o Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.
Ainda assim, a estimava da federação para as vendas de ônibus em 2021 se mantém em alta de 1,1%, para volume por volta de 18,4 mil emplacamentos. Ou seja, um desempenho que reflete estabilidade em relação ao ano passado. Projeções anteriores, no entanto, apontaram crescimentos de 8,2%, em janeiro, e de 10,6%, em julho.
LEIA MAIS
→VWCO fornecerá 2,5 mil ônibus para o Caminho da Escola
→Lat.Bus 2021 começa sob perspectiva otimista
Foto: Volvo/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.