Mercado

DAF XF se consolida no terceiro lugar na briga dos pesados

Na categoria que mais participa das vendas de caminhões, modelo da fabricante de Ponta Grossa responde por mais de 8%

Desde que iniciou produção no País, no início de 2013, a DAF persegue a mesma representatividade que gozam as fabricantes veteranas, especialmente no mercado de extrapesados.

A marca nunca escondeu o objetivo de ter ao menos 10% das vendas na categoria. O desempenho que vem apresentando, no entanto, indica que a meta está cada vez mais próxima.

No acumulado até agosto de 47,9 mil caminhões pesados vendidos, o DAF XF somou mais de 3,9 mil emplacamentos, de acordo com os dados da Fenabrave. O volume, além de representar 8,25% das vendas, consolida o modelo no terceiro lugar da categoria.

Há quem possa desdenhar, afinal, não se trata dos desempenhos que apresentam o líder Volvo FH 540, com mais de 6,3 mil unidades emplacadas no ano, ou mesmo do vice-líder Scania R 450, que registrou quase 5,3 mil licenciamentos, volumes que expressam 13% e 11% do mercado de pesados, respectivamente.

É indiscutível, porém, o resultado que fabricante de Ponta Grossa (PR) conquistou em tão pouco tempo em praça onde a tradição mostra mais força. Em oito anos, um produto inteiramente novo aos olhos do transportador brasileiro conseguiu ser também opção compra dentre os amplos portfólios de marcas como Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

Em perspectiva e de maneira simplista, o DAF XF abocanhou 1% ao ano. Pode parecer pouco, mas qualquer ponto porcentual na categoria que responde por 50% no mercado de caminhão diz muito. Mal comparando e apenas como uma ponderação, o VW Meteor 29.520, lançado em setembro no ano passado, chega ao fim de agosto como o décimo modelo mais vendido dentre os pesados com 2,8 de participação.

Ainda tem três meses de vendas até o encerramento de 2021. Mas improvável o DAF XF perder o terceiro lugar do pódio. Seu concorrente mais próximo, o Volvo FH 460, em quarto lugar, certamente é bom de venda, mas até agosto, com 3,1 mil unidades emplacadas, obteve 6,54% de participação, ou seja, quase dois pontos porcentuais a menos em relação ao carro-chefe de Ponta Grossa.

LEIA MAIS

→DAF registra 15 mil caminhões vendidos

→DAF lança nova geração do caminhão XF no País

→DAF espera obter crescimento de 65% em 2021


Foto: DAF/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás