Recursos estão disponíveis também como modalidade de serviços
A AgXtend é o nome da plataforma de serviços e tecnologias da CNH Industrial para a agricultura lançada oficialmente nesta quarta-feira, 6. A ideia da ferramenta é agregar serviços e tecnologias digitais que aprimorem e agilizem de maneira assertiva todas as etapas do ciclo de cultivo.
Para oferecer recursos que se adequem a todos os perfis de culturas e porte de produtores rurais, a empresa lançou mão de parcerias com startups e até outras gigantes da indústria automotiva, como a Bosch. “A AgXtend é mais um marco de nossa estratégia de crescimento e liderança no setor”, diz o diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América Latina, Gregory Riordan,
A plataforma engloba dez ferramentas, algumas já em operação e outras que estarão disponíveis antes do fim do ano nas concessionárias da New Holland Agriculture e Case IH em todo Brasil .
LEIA MAIS
→ Grupo Iveco será a nova empresa da cisão com a CNH Industrial
→ CNH Industrial compra a fabricante de escavadeiras Sampierana
Algumas em formato de serviço, com é o caso do Xpower, equipamento que remove ervas daninhas por meio de choque elétrico e que, por não utilizar defensivos agrícolas, preserva o solo. Segundo a CNH, é também vinte vezes mais rápido do que outros métodos de eliminação de plantas indesejadas.
“Essa é uma solução que ilustra bem os três conceitos do AgXtend: inovação, servitização e sustentabilidade. O produtor não precisa adquirir o equipamento, ele pode aderir ao serviço por hora ou por hectare de utilização”, explica Riordan, que enfatiza que esse modelo de negócio garante acesso mais fácil a produtores que dispõem de menos recursos financeiros.
Outra tecnologia que está disponível por adesão é o Dronexplorer, monitoramento e gestão baseado em imagens de drone. No pacote de novidades está ainda o Opere+, aplicativo gratuito de gestão e monitoramento das operações agrícolas. Sem necessidade de interface física com a máquina, já que utiliza sensores existentes nos smartphones, funciona offline, quando não houver conectividade.
“É o primeiro aplicativo que democratiza a agricultura digital para pequenos produtores”, acrescenta Adriano Becker, gerente de Produto Digital da CNH Industrial na América Latina.
Os serviços, avalia a empresa, ganharão cada vez mais relevância na
Da plataforma AgXtend fazem parte ainda os seguintes produtos tecnologias:
• Soilxplorer: pacote de serviços para diagnóstico completo do solo, com mapa de zonas de manejo e de compactação;
• Depthxcontrol: controle da profundidade automatizado para descompactar o solo no local e na profundidade recomendados pelo Soilxplorer;
• Depthxmonitor: sensor aplicado no implemento que fornece instruções em tempo real para o operador da máquina manter a profundidade-alvo durante toda a operação.
• Xactplanting: solução de plantio inteligente que garante a distribuição uniforme das sementes.
• Xactprayer: para otimização da pulverização, um sistema de controle bico-a-bico ajusta a pressão e vazão para a aplicação precisa em diferentes condições.
• Farmxtend: monitoramento de dados meteorológicos feito diretamente pelo smartphone, que coleta as informações dos sensores espalhados pelos talhões. O sistema é plug-and-play e funciona 100% com energia solar.
O segmento de serviços, avalia Riordan, ganhará cada vez mais relevância no universo da CNH Industrial, fabricante das máquinas agrícola e de construção das marcas Case e New Holland. Sem precisar números absolutos, ele calcula que dos atuais 10% de participação no faturamento, passará a algo próximo de 35% em cinco anos.
Foto: Divulgação
Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…