Produto

HYVIA apresenta Renault Master movido a hidrogênio

Modelo com autonomia de até 500 km integra projeto de construção de ecossistema do transporte sem emissão

A Hyvia, joint venture entre o Grupo Renault e a empresa de células de combustível Plug Power, apresentou o primeiro protótipo do Renault Master H2-Tech. O modelo, movido a hidrogênio, promete autonomia de até 500 km e estará disponível ao mercado europeu a partir do ano que vem.

O furgão, com volume para 12 m³ de carga, é equipado com uma célula de combustível de 30 kW, bateria de 33 kW e quatro tanques que somam 6 kg de hidrogênio. O veículo, no entanto, compõe parte de um amplo projeto que pretende oferecer um ecossistema completo para o transporte sem emissão de CO2.

Junto ao protótipo, a Hyvia também irá oferecer a estação de recarga de hidrogênio. No caso, permitirá abastecimento em aproximadamente 5 minutos. Além disso, a empresa entregará a possibilidade de o combustível poderá ser produzido no próprio local do frotista, por meio de eletrólise de água, ou a granel, por tubulação.

A partir da ideia de atrair grandes frotistas e órgãos governamentais, o modelo permite mostrar de maneira efetiva toda a solução da Hyvia, desde a produção e a distribuição do hidrogênio até a oferta dos veículos.

“A Hyvia foi criada para fornecer soluções de mobilidade a hidrogênio sob medida para nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogênio. A Hyvia vai implementar seu ecossistema completo nos territórios e frotas dos clientes pessoa jurídica, para uma mobilidade descarbonizada”, resumiu em nota David Holderbach, CEO da Hyvia.

O ecossistema da Hyvia será essencialmente francês. A estação de recarga será montada na fábrica da Renault, em Flins, unidade dedicada aos elétricos Zoe e Micra, da Nissan. O furgão, por sua vez, será produzido em Batilly, casa dos comerciais leves da fabricante. A integração dos sistemas elétricos e célula de combustível ficará por conta da PVI, subsidiária do Grupo Renault, em Gretz-Armainvilliers. E, por fim, o motor virá da fábrica de Cléon, enquanto os tanques de hidrogênio serão fornecidos pela Faurecia.

Além do Renault Master H2-Tech, a empresa também prepara os lançamentos das versões a hidrogênio do Master Chassi-Cabine e do Master Citybus para 15 passageiros.

LEIA MAIS

→Renault coloca Fernando de Noronha no caminho de emissões neutras

→Renault fecha parcerias para produção de baterias de carros elétricos

→Renault ElectriCity produzirá 400 mil veículos elétricos por ano

→Renault terá utilitários elétricos com uso de hidrogênio


Foto: Grupo Renault/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás