Indústria

Eletromobilidade: O Brasil está preparado?

Esse é o tema do 10º Simpósio SAE Brasil VEH, que acontece em formato 100% digital na próxima semana

Em formato 100% digital, o 10º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos está programado para os próximos dias 19 e 20, com o sugestivo tema “Eletromobilidade – o Brasil está preparado?”. O evento acontece sempre na parte da tarde, das 14h às 17h50

O objetivo é mostrar o panorama atual e as perspectivas nos diversos modais de transporte, com palestras e debates sobre infraestrutura, capacitação de mão de obra, desafios para soluções globais e papel das empresas de energia. “As metas de redução das emissões de CO2 estão na pauta dos governos, da indústria e da academia de forma cada vez mais relevante e o 10º Simpósio VEH é o fórum ideal para compreendermos como a eletrificação pode contribuir para essas metas”, comenta Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.

A engenheira Samantha Uehara, especialista em Tecnologia de Produto da Mahle, é a responsável pela condução do simpósio, que além dos assuntos já citados também vai discutir marcos regulatórios e incentivos para o desenvolvimento da eletromobilidade no País, além da gestão do ciclo de vida dos componentes aplicados aos novos sistemas elétricos e do e-Motorsport como estímulo ao desenvolvimento e práticas de novas tecnologias.

LEIA MAIS

VW mostra os elétricos ID.3 e ID.4 para clientes da América Latina

Stellantis mostra Peugeot 208 e-GT e Fiat e500 no salão dos elétricos

Brasil sediará centro de biocombustíveis da Volkswagen

“O objetivo é provocar a análise e reflexão sobre como preparar o Brasil para a eletromobilidade no transporte em terra, mar e ar”, destaca Samantha. Na sua visão, a transformação da mobilidade em escala global envolve novas práticas econômicas e critérios rígidos de responsabilidade ambiental, social e de governança, que impulsionam o surgimento de novas soluções tecnológicas com elevado conteúdo mecatrônico.

O ideal, segundo ela, é que o Brasil discuta como fazer a transição do powertrain clássico, com motor de combustão interna, para o eletrificado, passando pela hibridização e a utilização de biocombustíveis. Nesse contexto, o etanol brasileiro ganha força, por serum combustível bem menos poluente do que gasolina/diesel.

Serão quatro painéis nos dois dias do evento, com palestras proferidas por especialistas, além de quatro equipes atuantes nas competições dos programas estudantis da SAE Brasil em categorias elétricas – Fórmula SAE e H2 Challenge Ballard SAE, que contarão um pouco da experiência extra curricular adquirida com a prática do desenvolvimento dos projetos dos carros.

Na terça-feira, 19, o primeiro painel é “A tríplice hélice está girando para eletrificação?, ocasião em que serão abordados temas da eletrificação na linha V do ROTA 2030, o cenário automotivo brasileiro na nova mobilidade e a contribuição da universidade nessa área. O segundo painel – “Modais sustentáveis Terra, Mar e Ar” enfocará os avanços da eletrificação nos diversos tipos de transporte.

A quarta-feira, 20, começa com o painel “E-Products: Sistemas e componentes da Eletromobilidade”, que destacará a eletrificação de veículos comerciais e novos dispositivos para a mobilidade elétrica. O painel “Ciclo de vida e sustentabilidade das baterias”.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás